DEUS SABE: ONISCIENTE, ONIPRESENTE E ONIPOTENTE[1]

 "Senhor, tu me sondas e me conheces...Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? ...Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe... Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! ...Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno. (Salmo 139:1,7,13,19, 23-24 - NVI)[2].
(Foto/Montagem: Adevetir Pogian)
 I.                INTRODUÇÃO

É natural do homem questionar a Deus, quando em crise se encontra! Será que Deus de fato tem visto minhas dores, sabe o que tenho enfrentado; o que sabe Ele? Se levantará Deus em meu favor, onde está Deus? Poderia Deus fazer algo, e, por que faria Ele algo por mim? O Salmo 139, nos ajuda a compreender esses questionamentos.  Sendo uma oração, mas também uma sabedoria, louvor a Deus [descritivo][3]. Nele encontramos três atributos de Deus, tema recorrente[4]: o conhecimento [Onisciência], presença [Onipresença] e o poder [Onipotência][5].  Fala ainda, da importância de ser amigo de Deus e inimigo do pecado e do quanto vale apena ser fiel, permitindo Deus guiar o viver. Seu autor: Davi, ele “o compôs”[6]. Segundo Oesterley. E McCullough, “Este poema não é apenas um dos principais esplendores do Livro dos Salmos. Em seu discernimento religioso e vivacidade devocional, ele é proeminente entre as mais destacadas passagens de todo o Antigo Testamento”[7]. Composto em “seis partes”[8]. Vejamos o que dele podemos extrair.

II.            EM BUSCA DE COMPREENSÃO

1. O CONHECIMENTO [ONISCIÊNCIA] DE DEUS (SL 139: 1-6)[9].

a) Davi cria num Deus real, “Sodas e me conheces ” (Vs. 1-2). Ele, o “Senhor sonda o coração de todos (Jr 17:10) ”, sabe o que vai nele[10]. Nada está oculto diante dEle (Hb 4:13).
b) Davi se lembrava do que fora dito a Samuel (Eliabe), “O Senhor não vê como vê o homem... vê...o coração” (1 Sm 16:7)[11].
c) Davi enxergava que, Deus tem ciência das carências do homem (v. 3). Ele [Pai], disse Jesus: “sabe o de que tendes necessidade” (Mt 6:8).
d) Davi tinha convicção, Deus conhecia: seu falar, dizer e fazer[12], “Ainda a palavra me não chegou” (v. 4). Conta até os cabelos de nossa cabeça (Mt 10:30).
e) Davi sabia ser o alvo do cuidado e proteção divina, “Tu me cercas por trás e por diante” (v. 5). A semelhança do povo de Israel na travessia do mar vermelho, após saída do Egito, cerca “por trás” [de ataques traiçoeiros] e “por diante” [conduz-nos a caminhos seguros, de vida] (Êxodo 13:21, 22 e 14:19, 20; Jo 10:28; Sl 139: 23-24).
f) O conhecimento de Deus está além da compreensão humana, é “Maravilhoso demais” (v. 6)[13]. Contudo, em nossas limitações, Ele nos ama!

2. A PRESENÇA [ONIPRESENÇA] DE DEUS (SL 139:7-12).

a. Davi expressa, confiança na onipresença de Deus “Do Teu Espírito? ” (v. 7). Não se trata de panteísmo [Deus em tudo: árvore, sol, lua, você é Deus, etc.][14]. Na verdade, “Por onipresença entendemos que Deus não está excluído de qualquer coisa por um lado, ou incluído em qualquer coisa por outro”[15]. Noutras palavras, “...não há lugar neste vasto Universo onde a presença do Espírito não seja sentida”[16].
b. Davi expõe, Deus ao lado está sempre a nos guiar e suster! (Vs. 8-10). Seja no Céus [Am 9:2], “longe ou perto”[17]...Abismo [She’ol, Pv 15:11; 16:10, ser transformado em luz] (v.8)[18]... Asas da alvorada [o amanhecer Sl 18:10; Ml 4:2][19] (v.9) ... Tua destra me susterá (v.10), um missionário distante do lar, reivindicar: conforto dessa promessa[20]. “A doutrina da onipresença deve inspirar tranquilidade e segurança, não temor e apreensão”, Deus anseia proteger e amar os seus filhos (as)![21].
c. Davi viu o risco da escuridão espiritual, “A noite será luz” [ARC] (Vs. 11-12). Não se pode esconder de Deus na escuridão; noutras palavras, “A noite pode ocultá-los dos seres humanos, mas não de Deus”[22] (Is 29:15), Deus sabe de tudo!  Ellen G. White expõe: "Nunca estamos sós. Temos um Companheiro, quer O escolhamos ou não. Lembrem-se ... que onde estiverem, não importa o que façam, Deus está ali.... Ele está com vocês na mais profunda escuridão e solidão."[23] Ele é o Emanuel a todo tempo (Mt 1:23; 28:20).
Logo, cada um de nós (certeza), como o salmista e o apóstolo Paulo, pode estar seguro de que, nada pode no separar do amor e cuidado de Deus (Rm 8:38 e 39)[24].

3. O PODER [ONIPOTÊNCIA] DE DEUS (SL 139: 13-18).

a) Davi reconheceu, o impossível do homem, Deus pode realizar (Vs. 13-15)[25]. Ele viu a onipotência de Deus de forma pessoal, Ele é seu Criador (Sl 147:5), “Formaste...Interior. Teceste (v.13). E mais, “...assombrosamente maravilhoso” (v. 14)[26]. Ellen G. White se refere, as maravilhas do corpo humano (Ed, 201; T6, 375, 376). Hoje vemos, “O grande avanço na medicina tem revelado maravilhas do mecanismo humano que antes eram desconhecidas”[27].  Continua, “No oculto... Entretecido [tecido]... Profundezas da terra” [útero] (v.15). “Como o artista que não exibe seu quadro até que esteja terminado, Deus não ergue o véu da existência humana até que a nova vida esteja perfeita em simetria e beleza”. Deus sabe o tempo certo de fazerem as coisas acontecerem, para Deus nada é impossível (Mt 19:26; Lc 18:27; Ef 3:20). Refuta os esforços evolucionista que descreem desse fato[28].
b) Davi concordou, Deus tem um plano para seus filhos, “No teu livro foram escritos todos os meus dias” (v. 16). “A ideia é de que a vida, a estrutura e o sentido da vida da pessoa são estipulados desde o começo por Deus”[29]. “Como um arquiteto desenha sua planta e prepara as especificações para a nova habitação, assim Deus planeja o que cada pessoa será, mesmo antes que a alma [alma vivente = pessoa] venha ao mundo. A pessoa decidirá se seguirá o projeto divino ou não”[30]. Contudo, Deus não nos força seguir sua vontade!
c) Davi, reconhece os pensamentos de Deus são incontáveis, “Os teus pensamentos” (Vs. 17- 18). Eles são insondáveis e consequentemente inexplicáveis[31].

4. BUSCANDO SER AMIGO DE DEUS E INIMIGO DO PECADO (SL 139:19-22).

a) Davi expressa seu desejo de corresponder à amizade divina “desse cabo do perverso” (Vs. 19-21). “Os inimigos de Deus são inimigos de Davi, porque sua vida se acha estreitamente ligada ao Senhor” (Tg 4:4). Sonhava com um mundo sem maldade[32]. Desejo de transformação diária da vida (Rm 12:2).
b) Davi tinha ódio completo dos inimigos de Deus, “...ódio consumado; para mim são inimigos de fato” (v. 22). Deus, porém, odeia o pecado, não o pecador[33]. Ele ama, e deseja salvar-nos, não tem prazer em nossa morte (Ez 18:32; 33:11). Visto que, “todos somos pecadores (Rm 3:10. "Não há homem justo sobre a terra” (Ec 7:20). " ...todas as nossas justiças são como trapo da imundícia". (Is 64:6). Ele anseia que nos arrependamos (2 Pe 3:9), quer salvar-nos e espera que todos conheçam a verdade (2 Tm 2:4).

5. A PRECE PARA QUE DEUS SONDE E GUIE SEU VIVER (SL 139:23-24).

a) Davi faz uma oração, para que seu coração fosse reto com Deus, “Sonda-me, ó Deus [Sl 19.14] ...guia-me pelo caminho eterno” (Vs. 23-24). Não se trata de um sentimento de justiça-própria, semelhante à do fariseu que agradeceu a Deus por não ser como os demais homens [Lc 18:9-14].Davi pede a Deus que examine seus pensamentos e o limpe de todo pecado...”[34], ele se refere, uma súplica direta da alma, de contrição e necessidade de Deus[35].

III.           CONCLUSÃO

1. O Salmo 139, fala de uma grande verdade sobre Deus e sua criatura;
2. Davi proclamou que o Senhor tudo conhece sobre o homem;
3. Sabe o quanto este é imerecido de seu amor, mas Ele ama e anseia ficar ao seu lado (plano), derrotar o erro;
4. O impossível do homem é possível para Deus;
5. Deus anseia salvar a cada filho Seu e Guiá-los. Logo, Leva-o a clamar: guia-me em seus braços seguros!

IV.          CONVITE DIVINO

1. É natural do homem questionar a Deus! O que Deus sabe sobre mim; conhece Ele algo? Se levantará Deus em meu favor, onde está Deus? Poderia Deus fazer algo, e, por que faria?
2. Deus sabe! Ele conhece, está presente e tem poder para lhe ajudar; basta crer, deixa-lo guiar e esperar nEle como fizera Davi. 







[1] Organizador: POGIAN, Adevertir.  
[2] BIBLIA, Online. Salmo 139 – NVI. Disponível em: < https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/139>. Acesso em: 20 jun. 2017. 
[3]RAMOS, Robson. Reflexão Sobre o Salmo 139. Disponível em: <http://www.adventistas.com/abr2000/art1504200002.htm>. Acesso em: 16 jun. 2017.  Ver ainda: (Biblioteca bíblica. Significado de Salmos 139. Disponível em: <https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/09/significado-de-salmos-139.html>. Acesso em 16 jun. 2017), fala da mistura do louvor e sabedoria comum nos salmos.
[4] Veja (COMENTÁRIO BÍBLICO ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA: A Bíblia sagrada com o comentário exegético e expositivo. 1.ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. (Logos, v.3), 1038), comenta que, “O tema do Salmo 139 é a onisciência e a onipresença de Deus. O salmista reconhece a Deus como presente em todos os lugares, aquele que não apenas tem todo o poder, mas também toda a sabedoria, aquele que formou o ser humano desde o ventre e de cuja presença as pessoas não conseguem escapar”.
[5] Ibid., (RAMOS 2017) ver ainda (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[6]Ibid., (RAMOS 2017), concorda que Davi seja o autor (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017), ao expor, “atribuído a Davi”.  Mais sobre a autoria ver: (WHITE, T2, 536; T6).
[7]Ibid., (RAMOS 2017). Citados por W. T. Purkiser, em Beacon Bible Commentary, (Beacon Hili Preas of Kansas City, 1967), vol. 3, pág. 426.
[8] Ibid., (RAMOS, 2017). Ver mais detalhes em (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[9] Breve resumo confira (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017). Mais sobre “Onisciência” conf. Artigo de: COLE, C. D. Palavra prudente. Cap. 10: A Onisciência de Deus. Disponível em: <http://palavraprudente.com.br/biblia/definicao-de-doutrina-volume-1/capitulo-10-a-onisciencia-de-deus/>. Acesso em: 15 jun. 2017. Ver também: ROSA, Luiz da. A Bíblia. Org: Uma Janela Sobre o Mundo Bíblico. Disponível em: <http://www.abiblia.org/ver.php?id=2973>. Acesso em: 15 jun. 2017.  
[10] Ibid., (CBASD, vol 3, 2012, p. 1038).
[11] Ibid., (RAMOS, 2017).
[12] Ibid., (RAMOS, 2017).
[13] Ibid., (CBASD, vol 3, 2012, p. 1038); ver ainda: (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[14] Ibid., (RAMOS, 2017). Mais sobre a crença do panteísmo ver: (GOTQUESTIONS.ORG, 2017), descreve que, “O Panteísmo é a crença de que Deus é tudo e todo mundo e que todo mundo e tudo é Deus... Uma árvore é Deus, uma rocha é Deus, um animal é Deus, o céu é Deus, o sol é Deus, você é Deus, etc. O Panteísmo é a suposição por trás de muitas seitas e religiões falsas (ex: Hinduísmo e Budismo, as várias seitas de unidade e unificação, e os adoradores da mãe natureza)”. O Salmo 139:7-8, não trata de Panteísmo e sim “A onipresença de Deus significa que Ele está presente em todos os lugares. Não há qualquer lugar no universo onde Deus não esteja presente. Isso não é o mesmo que Panteísmo. Deus está em todo canto, mas Ele não é tudo. Sim, Deus está "presente" dentro de uma árvore ou de uma pessoa, mas isso não torna aquela árvore ou pessoa Deus. O Panteísmo não é de qualquer forma uma crença bíblica e é incompatível com fé em Jesus Cristo como Salvador (João 14:6; Atos 4:12)” veja: GOTQUESTIONS.ORG. O que é Panteísmo.
Disponível em: <https://www.gotquestions.org/Portugues/panteismo.html>. Acesso em: 20 jun. 2017.
[15] Ibid., (RAMOS, 2017), ver ainda: H. Orton Wiley, Christian Theology, (Beacon 11111 Press of Kansas City, 1940), vol. 1, pág. 345.
[16] Ibid., (CBASD, vol 3, 2012, p. 1038) ver também: (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[17] Para Deus, “não há lugar alto, baixo, longe ou perto, em que o servo de Deus possa se sentir distante dele” (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[18] Isto é, “Ele [Deus] poderia transformar as trevas do Seol em luz para encontrar Seu servo Davi. Como em 18.7-12, o Senhor reviraria a estrutura do universo se precisasse salvar aquele que O louva e adora”. (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[19] Nota: “O amanhecer se espalhando rapidamente sobre o céu é representado como tendo asas”(CBASD, vol 3, 2012, p. 1038)
[20] Ou seja, “A poderosa "destra" acompanha Seus filhos em todo o jornadear. O missionário solitário em seu posto longínquo pode reivindicar o conforto desta promessa” (CBASD, vol 3, 2012, p. 1038).
[21] Veja (RAMOS, 2017).
[22] (CBASD, vol 3, 2012, p. 1038).
[23] Conf. (RAMOS, 2017) e também (CBASD, vol. 3, pág. 1.153. (Grifos acrescentados.).
[24] Veja mais em (RAMOS, 2017).
[25] Conf. Comentário de (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[26] Ou, “A LXX traduz: "Darei graças a Ti, porque Tu és admiravelmente maravilhoso." (CBASD, vol 3, 2012, p. 1039).
[27] Veja: (CBASD, vol 3, 2012, p. 1039).
[28] Conf. Com. de (RAMOS, 2017) que expõe, “Comprovadamente, o corpo humano é o mais complexo e intrincadamente planejado sistema no Universo. Portanto, torna-se absurda e inaceitável a ideia de que um tal organismo poderia desenvolver-se vagarosamente, ao longo de eras, por casuais processos de evolução”.
[29] Ibid., (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[30] Ibid., (CBASD, vol 3, 2012, p. 1039).
[31] Ibid., (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[32] Ibid., (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[33] Ibid., (RAMOS, 2017). Ver ainda: (WHITE, Ellen G. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 21), "A Bíblia foi escrita por homens inspirados, mas não é a maneira de pensar e exprimir-se de Deus. Esta é a da humanidade. Deus, como escritor, não Se acha representado. Os homens dirão que tal expressão não é própria de Deus. Ele, porém, não Se pôs à prova na Bíblia em palavras, em lógica, em retórica. Os escritores da Bíblia foram os instrumentos de Deus, não Sua pena." .
[34] Ibid., (BIBLIOTECA BÍBLICA, 2017).
[35] Ibid., (RAMOS, 2017).

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