CRESCER OU REGREDIR[1]
“Os que aceitaram
a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três
mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir
do pão e às orações.Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais
eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham
tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um
conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do
templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com
alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o
povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (Atos 2:41-47, NVI).[2]
(Foto/Montagem: Adevertir Pogian)
No projeto divino, “A igreja, débil e defeituosa, precisando ser
repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na terra ao qual Cristo
confere Sua suprema consideração”.[3] Ela é o “instrumento apontado por Deus para a
Salvação dos homens. Foi organizada para servir; e sua missão é levar o
evangelho ao mundo”.[4] Portanto, ainda que seja conduzida por homens
falhos, ela é Igreja militante; e, em Cristo mui breve será igreja Triunfante
quando em glória se manifestar Jesus o Senhor.
II. A MISSÃO DA IGREJA: ANTIGO E NOVO TESTAMENTO
1. Antigo Testamento.
Deus separou um povo para cumprir seu propósito de: preservar, restaurar e
anunciar a pura verdade para seu período (Gn 3:15; 6:1-12; 12:1-3; Êx 20:3-17;
26:8, 40; Lv 11).[5]
a) Igreja[6] no deserto. Eles foram tirados do Egito, chamados
de “congregação [ou ‘Igreja’ no deserto” (Atos 7:38). Seus membros foram
considerados “um reino de sacerdotes e nação santa” (Êx 19:6), o “povo santo”
de Deus (Dt 28:9; Cf. Lv 26:12) – Sua Igreja”.[7]
b) O objetivo específico. Testemunhar as nações chamando-as para um
encontro com Deus (Is 56:7), pois como povo de Deus eles foram chamados para
fora. [8]
c) Eles fracassaram no cumprimento da missão. Como resultado do mau
testemunho, chegaram a “matar” e “rejeitar” ao Seu próprio Rei, Cristo (Mt
27:15-50; Jo 19:15).[9]
d) Perderam sua missão. A hipocrisia, o orgulho, e falta de
espiritualidade o levaram ao demérito: perderam a missão e deixaram de ser a
Igreja de Deus, a cruz foi o marco (Dn 9:24-27; Rm 9:6-8).[10]
2. Novo Testamento.
Deus mediante a morte e ressurreição de Seu Filho levantou uma “nova nação, a
igreja[11] a qual deveria levar avante Sua missão em favor
do mundo (Dn 9:24-27; Mt 21:41, 43)”.[12]
b) Igreja fundada por Cristo.[14] Ele é o cabeça e o Senhor dela, e por ela Ele
tem terno amor. Por isso, “Ele deve ser glorificado na Igreja (Ef 3:21). Por
meio da igreja, Ele torna conhecida “a multiforme sabedoria de Deus” (Ef 3:10).
Dia a Dia, Ele alimenta a igreja (Ef 5:29), e seu profundo desejo é fazer dela
“igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem
defeito” (Ef 5:27)”.[15]
c) Missão dessa igreja é de caráter universal. Como “a igreja de Deus”
(At 20:28), “corpo de Cristo” (Ef 4:12) e a “igreja do Deus vivo” (1Tm 3:15)[16], o objetivo missionário dela é de caráter
universal (Mt 28:19), é cumprir o propósito original de Deus.[17] Não diferente, a igreja atual extensão da
igreja primitiva tem por objetivo: viver e ensinar as verdades bíblicas para
esse tempo (Dt 6: 4-6; Ap 14:6-12).
III. CRESCER OU REGREDIR
1. O crescimento traz grandes desafios.
a) A igreja primitiva por exemplo: era constituída de muitas classes,
pessoas de diferentes nacionalidades (Atos 2:5); o que podia levar a
complicações caso não houvesse administração eficaz (Atos 6:1-7). A igreja daquele
tempo cumpriu seu objetivo.[18]
2. Aprendendo com o exemplo da Igreja Primitiva (Atos 2:41-47).
1) Batismo (v. 41).
a) Parte da ordem dada por Cristo aos seus discípulos (Mt 24:14;
28:18-20).
b) É fundamental realizar batismo: contudo, não se faz batismo sem a Igreja estar envolvida. Todos precisam se
envolver: direta ou indiretamente no processo do discipulado (Mt 10:1-4; At 1:1).[19]
2) Fiel a doutrina, o ensino, a teologia (v. 42).
3) Espiritualidade,
Comunhão (v. 42).
a) Não existe ministério
sem comunhão (vida conjunta – Jer 29:13).
b) É necessário buscar
a Deus acima de tudo, dEle depender, para compartilhá-Lo (Mt 6:33; Jo 15:1-5).
c) “Há para o consagrado obreiro uma maravilhosa consolação em saber
que mesmo Cristo, durante Sua vida na Terra, buscava diariamente Seu Pai em
procura de nova provisão da necessária graça, e saía dessa comunhão com Deus
para fortalecer e abençoar a outros” (Atos dos apóstolos, p. 30).
4) Relacionamento (v.
42).
a) Como a Igreja pode crescer em
relacionamento?
Ellen G. White, expõe: “A
sociabilidade cristã é na verdade bem pouco cultivada pelo povo de Deus. ... Os que se encerram em si mesmos, que são
avessos a se desdobrarem para beneficiar os outros mediante amigável convívio,
perdem muitas bênçãos; pois mediante o contato mútuo os espíritos são polidos e
refinados; por meio do intercâmbio social formam-se relações e amizades que dão
em resultado certa unidade de coração e uma atmosfera de amor que agradam ao
Céu” (O Lar Adventista, p.
457).
5) Temor de Deus (v. 43).
a) Reverência, respeito a Deus: reconhecê-Lo como
Soberano e Criador (Sl 111:10; Pv 3:7; 9:10; At 2:43; Ap 14:6-7).
6) Unidade, fidelidade, finanças (v. 44, 45; cf. At
4:32-5:11).
a) “Tinham tudo em comum” (At 2:44;
4:32).[21] Qualidade crucial do povo de Deus (Sl 133:1; Jo 17:11 e 21).
b) Proprietários vendiam suas
propriedades e bens para manter a igreja (At 2:45; 4:34-35).
Exemplo – 1: a oferta de Barnabé (At
4:36-37): Ele que foi um grande incentivador da missão de Paulo (At 9:26, 27;
11:25, 26; 13:4-14:28; 15:36-41).
Exemplo – 2: a oferta de Ananias e
Safira (At 5:1-11): Desastre espiritual: tentaram enganar a Deus e o Espírito
Santo, mentindo e retendo parte do preço da renda de Sua propriedade (At
5:1-4); o resultado foi a morte de ambos (At 5:5-10), e “grande temor a toda a
igreja e a todos quanto ouviram a notícia” (Atos 5:11).
d) A igreja cresce quando há
compromisso com a fé que professa Cristo (At 2 e 3; 5:1-11).
7. Celebração (v. 47).
a) Como se cresce em celebração?
- Aprender a agradecer, não apenas reclamar.
- Buscar ter
uma liturgia agradável em todos os aspectos, em cada departamento da Igreja.
- Todos os ministérios envolvidos na missão (Rm 12;
1Co 12; Ef 4): motiva o avanço missionário.
IV. CONCLUSÃO E APELO DIVINO
1. No presente século, Deus de igual modo tem sonhado com uma Igreja
viva, Igreja que transmita a essência do evangelho de forma que seu nome seja
honrado diante das nações (Ap 14:6-12).
2. Templo construído a Sua semelhança. “Sua igreja deve ser um templo
construído segundo a semelhança divina, e o anjo arquiteto trouxe do Céu a sua
vara de ouro para medir, a fim de que cada pedra seja lavrada e ajustada pela
medida divina, e polida para brilhar como emblema do Céu, irradiando em todas
as direções os refulgentes luminosos raios do Sol da Justiça” (Testemunhos Para
Ministros, p. 17-19).
3. Povo: nação santa, sal e luz para o mundo (1Pe 2:9; cf. Mt 5:13-16).
4. Sem barreira ou separação: todos são chamados a serem parte do corpo
de Cristo (Jo 4:4-42; 10:16; Lc 9:51-56; Mt 15:21-28; Ef 3:6; Gl 3:28).
5. Deveríamos nós diante dessas responsabilidades ficar estagnados?
Iremos permitir que o amor de Cristo nos motive a fazer mais por Sua missão e
demonstrar gratidão, humildade ante o santo propósito que Deus a nós designou?
6. Que a misericórdia divina nos preencha de amor e paz, para que como
“igreja do Deus vivo” (1Tm 3:15), possamos ser exemplos vivos onde quer que
formos.
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[1] Organizador. POGIAN, Adevertir. Crescer ou Regredir.
[2018]. Disponível em: <http://adevertir.blogspot.com/2018/08/crescer-ou-regredir1.html>. Acesso em: 17 setembro
2018.
[2] Biblia, Online. Nova Versão Internacional: Atos
2:41-47. [2018]. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/2/41-47>.
Acesso em: 20 de ago 2018.
[5] Cf. Segundo Goudinho (2012, p. 56). Detalhes ver Goudinho, Paulo S. Redecobrindo
o poder do evangelismo pessoal: princípios bíblicos e orientações práticas
que pontecializarão o evangelismo pessoal em sua igreja. – Rio de Janeiro, RJ:
Edição do autor, 2012.
[6] Na Palavra de Deus termo Igreja no Antigo Testamento, “é uma tradução do
grego ekklesia, que significa “chamado para fora”. Essa expressão era comumente
usada em relação a qualquer assembleia que se reunisse através da prática de
convidar as pessoas para o encontro”. E mais, “A Septuaginta – versão grega do
Antigo Testamento hebraico, e que era muito popular nos dias de Jesus –
utilizou o termo ekklesia para traduzir o hebraico qahal, que significa
“reunião”, assembleia” ou “congregação” (Dt 9:10; 18:16; 1Sm 17:47; 1Rs 8:14; 1Cr
13:2)” (ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL..., 2008, p. 185). Cf. Detalhes ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL DA
ASSOCIÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA (Org.). Nisto Cremos. 8.
ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
[11] O termo “Igreja” no Novo Testamento ganha uma
ampliação ainda maior diante daquela encontrada no Antigo Testamento, por
exemplo: “(1) crentes reunidos para adoração num lugar específico (1Co 11:18;
14:19, 28); (2) crentes que viviam em certa localidade (1Co 16:1; Gl 1:2; 1Ts
2:14); (3) um grupo de crentes reunidos no lar de um indivíduo (1Co 16:19; Cl
4:15; Fm 2); (4) um grupo de congregações situadas em determinada área
geográfica (At 9:31); (5) todo o corpo de crentes em redor do mundo (Mt 16:18;
1Co 10:32; 12:28; Ef 4: 11-16); (6) toda a criação fiel, tanto nos céus quanto
na terra (Ef 1:20-22; Cf. Fp 2:9-11)” (ASSOCIAÇÃO
MINISTERIAL..., 2008, p. p. 185).
[14] Essa igreja é apresentada em dois sentidos:
“um sentido geral, aplicando-se à igreja em todo o mundo (Mt 16:18; 1Co 12:28),
e um sentido específico, aplicando-se à igreja em uma cidade ou província, como
as igrejas em Roma (Rm 1:6, 7), Corinto (1Co 1:2), Tessalônica (1Ts 1:1),
Galácia (1Co 16:1), Ásia (1Co 16:19), Síria e Cilícia (At 15:41)” (Conferência Geral... (2016,
22).
[15] Ver Conferência Geral... (2016, p. 22).
Detalhes cf. CONFERÊNCIA GERAL DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Manual da Igreja
Adventista do Sétimo Dia. 21. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016.
[18] Ellen G. White comenta que, “Os discípulos de Jesus
tinham chegado a uma crise em sua experiência”. Sob a sábia direção dos
apóstolos, que trabalhavam unidos no poder do Espírito Santo, a obra indicada
aos mensageiros do evangelho havia-se desenvolvido rapidamente. A igreja se
ampliava de contínuo, e o crescimento em membros representava constante aumento
de trabalho para os que tinham responsabilidades. Pessoa alguma, ou mesmo um
grupo de homens, poderiam levar sozinhos o pesado fardo sem pôr em perigo a
prosperidade futura da igreja” (Atos dos Apóstolos, p. 48).
[19] Ellem G. White expõe: “Antes dessa vinda,
porém, disse Jesus: “Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em
testemunho a todas as gentes.” Mateus 24:14. Seu reino não virá enquanto as
boas novas de Sua graça não houverem sido levadas a toda a Terra. Assim, quando
nos entregamos a Deus, e ganhamos outras almas para Ele, apressamos a vinda de
Seu reino. Unicamente aqueles que se consagram a Seu serviço, dizendo: “Eis-me
aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8), para abrir os olhos cegos, para desviar
homens “das trevas” “à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam
a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados” (Atos 26:18) —
unicamente eles oram com sinceridade: “Venha o Teu reino.” (MDC, p. 108, 109).
[20] Ellen G. White acrescenta que, “Crescia a Palavra de
Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande
parte dos sacerdotes obedecia à fé”. Atos 6:7.
“Esse crescimento notável era tanto o resultado de maior liberdade
assegurada aos apóstolos como do zelo e poder mostrados pelos sete
diáconos. O fato de terem sido esses
irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres,
não os excluía do dever de ensinar a fé. Ao contrário, foram amplamente
qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com
grande fervor e sucesso” (Atos dos Apostolos, p. 49).
[21] Ellem G. Whiite, acrescenta que, “À igreja
primitiva tinha sido confiada uma obra de constante ampliação — estabelecer
centros de luz e bênção, onde quer que existissem pessoas sinceras e dispostas
a se dedicarem ao serviço de Cristo. A proclamação do evangelho devia abranger
o mundo, e os mensageiros da cruz não poderiam esperar cumprir sua importante
missão a menos que permanecessem unidos pelos laços da afinidade cristã,
revelando, assim, ao mundo que eles eram um com Cristo em Deus. Não tinha seu
divino Guia orado ao Pai: “Guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que
sejam um, assim como Nós”? (João 17:11) ” (Atos dos Apóstolos, p. 49).
[22] Ellem G. Whiite, agrega ao dizer:“Não é este um pedido do
homem; é uma das ordenanças de Deus, pela qual Sua obra pode ser mantida e levada avante no mundo. Deus nos ajude a
arrepender-nos. “Tornai para Mim”, diz Ele, “e Eu tornarei para vós.” Os homens
que desejam cumprir o seu dever, têm-no declarado em linhas bem claras neste
capítulo. Ninguém se pode escusar de dar seus dízimos e ofertas ao Senhor”
(Testemunho para Ministros e Obreiros,
p. 307).
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