CRESCER OU REGREDIR[1]



“Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas. Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos (Atos 2:41-47, NVI).[2]

(Foto/Montagem: Adevertir Pogian)
I. INTRODUÇÃO

No projeto divino, “A igreja, débil e defeituosa, precisando ser repreendida, advertida e aconselhada, é o único objeto na terra ao qual Cristo confere Sua suprema consideração”.[3] Ela é o “instrumento apontado por Deus para a Salvação dos homens. Foi organizada para servir; e sua missão é levar o evangelho ao mundo”.[4] Portanto, ainda que seja conduzida por homens falhos, ela é Igreja militante; e, em Cristo mui breve será igreja Triunfante quando em glória se manifestar Jesus o Senhor.

II. A MISSÃO DA IGREJA: ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

1. Antigo Testamento. Deus separou um povo para cumprir seu propósito de: preservar, restaurar e anunciar a pura verdade para seu período (Gn 3:15; 6:1-12; 12:1-3; Êx 20:3-17; 26:8, 40; Lv 11).[5]

a) Igreja[6] no deserto. Eles foram tirados do Egito, chamados de “congregação [ou ‘Igreja’ no deserto” (Atos 7:38). Seus membros foram considerados “um reino de sacerdotes e nação santa” (Êx 19:6), o “povo santo” de Deus (Dt 28:9; Cf. Lv 26:12) – Sua Igreja”.[7]

b) O objetivo específico. Testemunhar as nações chamando-as para um encontro com Deus (Is 56:7), pois como povo de Deus eles foram chamados para fora. [8]

c) Eles fracassaram no cumprimento da missão. Como resultado do mau testemunho, chegaram a “matar” e “rejeitar” ao Seu próprio Rei, Cristo (Mt 27:15-50; Jo 19:15).[9]

d) Perderam sua missão. A hipocrisia, o orgulho, e falta de espiritualidade o levaram ao demérito: perderam a missão e deixaram de ser a Igreja de Deus, a cruz foi o marco (Dn 9:24-27; Rm 9:6-8).[10]

2. Novo Testamento. Deus mediante a morte e ressurreição de Seu Filho levantou uma “nova nação, a igreja[11] a qual deveria levar avante Sua missão em favor do mundo (Dn 9:24-27; Mt 21:41, 43)”.[12]

a) O verdadeiro Israel. Aqueles que pela fé aceitaram a Cristo (Gl 3:26-29; Rm 11:17-25).[13]

b) Igreja fundada por Cristo.[14] Ele é o cabeça e o Senhor dela, e por ela Ele tem terno amor. Por isso, “Ele deve ser glorificado na Igreja (Ef 3:21). Por meio da igreja, Ele torna conhecida “a multiforme sabedoria de Deus” (Ef 3:10). Dia a Dia, Ele alimenta a igreja (Ef 5:29), e seu profundo desejo é fazer dela “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef 5:27)”.[15]

c) Missão dessa igreja é de caráter universal. Como “a igreja de Deus” (At 20:28), “corpo de Cristo” (Ef 4:12) e a “igreja do Deus vivo” (1Tm 3:15)[16], o objetivo missionário dela é de caráter universal (Mt 28:19), é cumprir o propósito original de Deus.[17] Não diferente, a igreja atual extensão da igreja primitiva tem por objetivo: viver e ensinar as verdades bíblicas para esse tempo (Dt 6: 4-6; Ap 14:6-12).

III. CRESCER OU REGREDIR

1. O crescimento traz grandes desafios.

a) A igreja primitiva por exemplo: era constituída de muitas classes, pessoas de diferentes nacionalidades (Atos 2:5); o que podia levar a complicações caso não houvesse administração eficaz (Atos 6:1-7). A igreja daquele tempo cumpriu seu objetivo.[18]

2. Aprendendo com o exemplo da Igreja Primitiva (Atos 2:41-47).

1) Batismo (v. 41).

a) Parte da ordem dada por Cristo aos seus discípulos (Mt 24:14; 28:18-20).

b) É fundamental realizar batismo: contudo, não se faz batismo sem a Igreja estar envolvida. Todos precisam se envolver: direta ou indiretamente no processo do discipulado (Mt 10:1-4; At 1:1).[19]

2) Fiel a doutrina, o ensino, a teologia (v. 42).

a) Estudar profundamente a Palavra: unindo teoria e prática (Mt 28:19-20; At 6:7; 12:24).[20] 

3) Espiritualidade, Comunhão (v. 42).

a) Não existe ministério sem comunhão (vida conjunta – Jer 29:13).

b) É necessário buscar a Deus acima de tudo, dEle depender, para compartilhá-Lo (Mt 6:33; Jo 15:1-5).

c) “Há para o consagrado obreiro uma maravilhosa consolação em saber que mesmo Cristo, durante Sua vida na Terra, buscava diariamente Seu Pai em procura de nova provisão da necessária graça, e saía dessa comunhão com Deus para fortalecer e abençoar a outros” (Atos dos apóstolos, p. 30).

4) Relacionamento (v. 42).

a) Como a Igreja pode crescer em relacionamento?

Ellen G. White, expõe: “A sociabilidade cristã é na verdade bem pouco cultivada pelo povo de Deus. ... Os que se encerram em si mesmos, que são avessos a se desdobrarem para beneficiar os outros mediante amigável convívio, perdem muitas bênçãos; pois mediante o contato mútuo os espíritos são polidos e refinados; por meio do intercâmbio social formam-se relações e amizades que dão em resultado certa unidade de coração e uma atmosfera de amor que agradam ao Céu” (O Lar Adventista, p. 457).

5) Temor de Deus (v. 43).

a) Reverência, respeito a Deus: reconhecê-Lo como Soberano e Criador (Sl 111:10; Pv 3:7; 9:10; At 2:43; Ap 14:6-7).

6) Unidade, fidelidade, finanças (v. 44, 45; cf. At 4:32-5:11).

a) “Tinham tudo em comum” (At 2:44; 4:32).[21] Qualidade crucial do povo de Deus (Sl 133:1; Jo 17:11 e 21).

b) Proprietários vendiam suas propriedades e bens para manter a igreja (At 2:45; 4:34-35).

c) O texto não fala de dízimo, mas fala de dinheiro e entrega[22]:

Exemplo – 1: a oferta de Barnabé (At 4:36-37): Ele que foi um grande incentivador da missão de Paulo (At 9:26, 27; 11:25, 26; 13:4-14:28; 15:36-41).

Exemplo – 2: a oferta de Ananias e Safira (At 5:1-11): Desastre espiritual: tentaram enganar a Deus e o Espírito Santo, mentindo e retendo parte do preço da renda de Sua propriedade (At 5:1-4); o resultado foi a morte de ambos (At 5:5-10), e “grande temor a toda a igreja e a todos quanto ouviram a notícia” (Atos 5:11).

d) A igreja cresce quando há compromisso com a fé que professa Cristo (At 2 e 3; 5:1-11).

7. Celebração (v. 47).

a) Como se cresce em celebração?

- Aprender a agradecer, não apenas reclamar.

-  Buscar ter uma liturgia agradável em todos os aspectos, em cada departamento da Igreja.

- Todos os ministérios envolvidos na missão (Rm 12; 1Co 12; Ef 4): motiva o avanço missionário.

IV. CONCLUSÃO E APELO DIVINO

1. No presente século, Deus de igual modo tem sonhado com uma Igreja viva, Igreja que transmita a essência do evangelho de forma que seu nome seja honrado diante das nações (Ap 14:6-12).

2. Templo construído a Sua semelhança. “Sua igreja deve ser um templo construído segundo a semelhança divina, e o anjo arquiteto trouxe do Céu a sua vara de ouro para medir, a fim de que cada pedra seja lavrada e ajustada pela medida divina, e polida para brilhar como emblema do Céu, irradiando em todas as direções os refulgentes luminosos raios do Sol da Justiça” (Testemunhos Para Ministros, p. 17-19).

3. Povo: nação santa, sal e luz para o mundo (1Pe 2:9; cf. Mt 5:13-16).

4. Sem barreira ou separação: todos são chamados a serem parte do corpo de Cristo (Jo 4:4-42; 10:16; Lc 9:51-56; Mt 15:21-28; Ef 3:6; Gl 3:28).

5. Deveríamos nós diante dessas responsabilidades ficar estagnados? Iremos permitir que o amor de Cristo nos motive a fazer mais por Sua missão e demonstrar gratidão, humildade ante o santo propósito que Deus a nós designou?

6. Que a misericórdia divina nos preencha de amor e paz, para que como “igreja do Deus vivo” (1Tm 3:15), possamos ser exemplos vivos onde quer que formos. 

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[1] Organizador. POGIAN, Adevertir. Crescer ou Regredir. [2018]. Disponível em:  <http://adevertir.blogspot.com/2018/08/crescer-ou-regredir1.html>. Acesso em: 17 setembro 2018.
[2] Biblia, Online. Nova Versão Internacional: Atos 2:41-47. [2018]. Disponível em:  <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/atos/2/41-47>. Acesso em: 20 de ago 2018.  
[3] Ellen G. White, Eventos Finais (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2007), p. 47.
[4] Ibid., p. 47.
[5] Cf. Segundo Goudinho (2012, p. 56). Detalhes ver Goudinho, Paulo S. Redecobrindo o poder do evangelismo pessoal: princípios bíblicos e orientações práticas que pontecializarão o evangelismo pessoal em sua igreja. – Rio de Janeiro, RJ: Edição do autor, 2012.
[6] Na Palavra de Deus termo Igreja no Antigo Testamento, “é uma tradução do grego ekklesia, que significa “chamado para fora”. Essa expressão era comumente usada em relação a qualquer assembleia que se reunisse através da prática de convidar as pessoas para o encontro”. E mais, “A Septuaginta – versão grega do Antigo Testamento hebraico, e que era muito popular nos dias de Jesus – utilizou o termo ekklesia para traduzir o hebraico qahal, que significa “reunião”, assembleia” ou “congregação” (Dt 9:10; 18:16; 1Sm 17:47; 1Rs 8:14; 1Cr 13:2)” (ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL..., 2008, p. 185). Cf. Detalhes ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL DA ASSOCIÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA (Org.). Nisto Cremos. 8. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.
[7] Ibid., p. 186.
[8] Ibid., p. 186.
[9] Ibid., p. 186.
[10] Ibid., p. 186-187.
[11] O termo “Igreja” no Novo Testamento ganha uma ampliação ainda maior diante daquela encontrada no Antigo Testamento, por exemplo: “(1) crentes reunidos para adoração num lugar específico (1Co 11:18; 14:19, 28); (2) crentes que viviam em certa localidade (1Co 16:1; Gl 1:2; 1Ts 2:14); (3) um grupo de crentes reunidos no lar de um indivíduo (1Co 16:19; Cl 4:15; Fm 2); (4) um grupo de congregações situadas em determinada área geográfica (At 9:31); (5) todo o corpo de crentes em redor do mundo (Mt 16:18; 1Co 10:32; 12:28; Ef 4: 11-16); (6) toda a criação fiel, tanto nos céus quanto na terra (Ef 1:20-22; Cf. Fp 2:9-11)” (ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL..., 2008, p. p. 185).
[12] Ibid.,, p. 186-187.
[13] Ibid., p. 187.
[14] Essa igreja é apresentada em dois sentidos: “um sentido geral, aplicando-se à igreja em todo o mundo (Mt 16:18; 1Co 12:28), e um sentido específico, aplicando-se à igreja em uma cidade ou província, como as igrejas em Roma (Rm 1:6, 7), Corinto (1Co 1:2), Tessalônica (1Ts 1:1), Galácia (1Co 16:1), Ásia (1Co 16:19), Síria e Cilícia (At 15:41)” (Conferência Geral...  (2016,  22).
[15] Ver Conferência Geral... (2016,  p. 22).  Detalhes cf. CONFERÊNCIA GERAL DA IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA. Manual da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 21. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2016.
[16] Cf. Conferência Geral... (2016, p. 22).
[17] Ibid., p. 187.
[18] Ellen G. White comenta que, “Os discípulos de Jesus tinham chegado a uma crise em sua experiência”. Sob a sábia direção dos apóstolos, que trabalhavam unidos no poder do Espírito Santo, a obra indicada aos mensageiros do evangelho havia-se desenvolvido rapidamente. A igreja se ampliava de contínuo, e o crescimento em membros representava constante aumento de trabalho para os que tinham responsabilidades. Pessoa alguma, ou mesmo um grupo de homens, poderiam levar sozinhos o pesado fardo sem pôr em perigo a prosperidade futura da igreja” (Atos dos Apóstolos, p. 48).
[19] Ellem G. White expõe: “Antes dessa vinda, porém, disse Jesus: “Este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes.” Mateus 24:14. Seu reino não virá enquanto as boas novas de Sua graça não houverem sido levadas a toda a Terra. Assim, quando nos entregamos a Deus, e ganhamos outras almas para Ele, apressamos a vinda de Seu reino. Unicamente aqueles que se consagram a Seu serviço, dizendo: “Eis-me aqui, envia-me a mim” (Isaías 6:8), para abrir os olhos cegos, para desviar homens “das trevas” “à luz, e do poder de Satanás a Deus; a fim de que recebam a remissão dos pecados, e sorte entre os santificados” (Atos 26:18) — unicamente eles oram com sinceridade: “Venha o Teu reino.” (MDC, p. 108, 109).
[20] Ellen G. White acrescenta que, “Crescia a Palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé”. Atos 6:7.  “Esse crescimento notável era tanto o resultado de maior liberdade assegurada aos apóstolos como do zelo e poder mostrados pelos sete diáconos.  O fato de terem sido esses irmãos ordenados para a obra especial de olhar pelas necessidades dos pobres, não os excluía do dever de ensinar a fé. Ao contrário, foram amplamente qualificados para instruir a outros na verdade; e se empenharam na obra com grande fervor e sucesso” (Atos dos Apostolos, p. 49).
[21] Ellem G. Whiite, acrescenta que, “À igreja primitiva tinha sido confiada uma obra de constante ampliação — estabelecer centros de luz e bênção, onde quer que existissem pessoas sinceras e dispostas a se dedicarem ao serviço de Cristo. A proclamação do evangelho devia abranger o mundo, e os mensageiros da cruz não poderiam esperar cumprir sua importante missão a menos que permanecessem unidos pelos laços da afinidade cristã, revelando, assim, ao mundo que eles eram um com Cristo em Deus. Não tinha seu divino Guia orado ao Pai: “Guarda em Teu nome aqueles que Me deste, para que sejam um, assim como Nós”? (João 17:11) ” (Atos dos Apóstolos, p. 49).
[22] Ellem G. Whiite,  agrega ao dizer:“Não é este um pedido do homem; é uma das ordenanças de Deus, pela qual Sua obra pode ser mantida  e levada avante no mundo. Deus nos ajude a arrepender-nos. “Tornai para Mim”, diz Ele, “e Eu tornarei para vós.” Os homens que desejam cumprir o seu dever, têm-no declarado em linhas bem claras neste capítulo. Ninguém se pode escusar de dar seus dízimos e ofertas ao Senhor” (Testemunho  para Ministros e Obreiros, p. 307).

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