O MINISTÉRIO DE ELIAS E O SEU QUADRO DEPRESSIVO[1]
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados.” (1Reis 19:3 e 4 – NVI).
I. INTRODUÇÃO
Atualmente a depressão tem sido considerada como uma doença mental incapacitante
e que mais tem afetado as pessoas no mundo segundo a OMS. “De acordo com
pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde, publicada em 2018,[2] o
número de pessoas com depressão no mundo aumentou 18,4%, chegando a 322 milhões
de indivíduos.”[3] Em
território nacional, a realidade é ainda mais alarmante, pois o “Brasil é
campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um
total de 11,5 milhões de pessoas, sofrem com a doença, segundo dados da OMS”.[4] Dentre
os inúmeros sintomas que a depressão produz é possível identificar: o “Estado
de imensa tristeza”, “Ausência de alegria em qualquer atividade”, “Perda ou
ganho de apetite e peso”, “Alterações no sono”, “Lentidão ou agitação nos
movimentos”, “Fadiga ou perda de energia”, “Sentimentos negativos para consigo
mesmo”, “Sentimento de culpa”, “Limitações na capacidade mental” e “Ideias ou
intenções de suicídio”.[5] Alguns
desses sintomas são encontrados na vida de vários personagens bíblicos como:
Judas Iscariotes que suicidou-se por alimentar o sentimento de culpa entre
outros (Mt 27:1-10), Jeremias que amaldiçoou o dia do seu nascimento (Jr
20:14-18), Saul diante de sua beleza, altura e riqueza (1Sm 9:1-2) quando errou
contra Deus passou a justificar seus erros pondo a culpa noutras pessoas (1Sm
15:20-21), alimentou a baixa estima (1Sm 15:16-19), teve o seu “eu” ferido por
ser o preferido do povo (1Sm 18:6-9), acabou tirando a própria vida (1Sm
31:1-13), Salomão que também sofreu de distorção cognitiva (Ec 2:1 e 10) e por
isso, chegou a desprezar a vida (Ec 2:17 e 20),[6] Jonas que
pediu a morte para si (Jn 4:3) e, o caso de Elias (1Rs 19); este último, gostaria
de propor que avaliemos o seu quadro mais profundamente.
II. O MINISTÉRIO DE ELIAS E O SEU QUADRO DEPRESSIVO
1. O Contexto: vida e ministério do profeta Elias.
a) O rei Acabe e sua esposa
Jezabel. O texto em questão 1Reis 19:3 e 4, faz parte da história do rei Acabe
(cerca de 874-853 a.C.) o sétimo rei do “reino de Israel” o qual fez de Israel
uma nação e teve um reinado fortemente marcado por “pactos políticos” com os
povos de Judá e outras nações próximas como a Fenícia e a Síria; ao mesmo
tempo, desenvolveu um “reinado fraco” em questões morais levando o seu povo a
prática da “idolatria” através de sua esposa Jezabel mulher pagã e cruel, o que
provocou a ira do Senhor e trouxe a ele a morte numa batalha (1Rs 16:29-22:40).
b) Elias e o Seu ministério. O
reinado de Acabe está atrelado ao ministério do profeta Elias (1Reis
17:1-19:21): o capítulo 17 apresenta o início do seu ministério que teve
duração de três anos (1Rs 18:1), onde Deus por meio dele anuncia uma grande
fome sobre a terra de Israel devido a rebeldia contra Ele (1Rs 17:1), fugindo
ao deserto, ali foi alimentado por corvos (1Rs 17:2-6), operou ele milagres na
casa de uma pobre viúva de Sarepta (1Rs 17:7-24); seguido do evento que marca a
apresentação do profeta ao rei Acabe que lhe anuncia a chegada de chuva sobre a
terra, traz a descrição do dramático embate entre os profetas de Baal e Ele
(Elias) no monte Carmelo e exibe a prece dele para que chovesse (1Rs 18:1-46);
chegamos então ao capítulo 19, onde gostaria de propor a você que tiremos
algumas lições especiais.
2. A depressão de Elias[7]: resultado da ameaça de morte por Jezabel
(1Rs 19:1-7).
a) A primeira “fuga” de Elias foi
para a cidade de Berseba diante da ameaça de morte por Jezabel (1Rs 19:1-3).
Elias deixou de confiar na condução de Deus e agiu por conta própria, com
“temor” ele “fugiu” para “Berseba, que pertence a Judá; e ali deixou o seu
moço” (1Rs 19:3 - ARA). Ellen G. White comenta: “Uma reação como a que frequentemente
segue elevada fé e gloriosos sucessos, estava exercendo pressão sobre Elias.
Ele temeu que a reforma iniciada no Carmelo não fosse duradoura; e a depressão
se apoderou dele. Havia sido exaltado ao topo do Pisga; agora estava no vale.
Enquanto sob a inspiração do Onipotente, ele tinha resistido à mais severa
prova de fé; mas neste tempo de desencorajamento, com a ameaça de Jezabel
soando-lhe aos ouvidos, e Satanás ainda aparentemente prevalecendo mediante a
trama desta ímpia mulher, ele perdeu sua firmeza em Deus. Havia sido exaltado
acima da medida, e a reação foi tremenda” (Profetas
e Reis, págs. 161 e 162).[8]
b) A segunda “fuga” de Elias foi
para uma árvore de zimbro no deserto onde recebeu os cuidados de Deus, Seu
consolo diante de sua crise (1Rs 19:4-7). Elias já estava num quadro depressivo
profundo que “pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó SENHOR, a
minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (1Rs 19:4 - ARA).
3. O encontro de Elias com Deus no monte Horebe: o confronto (1Rs
19:8-14).
a) A terceira “fuga” de Elias foi
para uma caverna no monte Horebe, carregava consigo o desejo de ausentar-se dos
problemas, promovia o seu zelo pessoal a Deus e tinha uma distorção: generalização exagerada dos fatos (1Rs
19:8-10, 14).
b) O diálogo de Elias com Deus num
lugar de paz, revela: a ordem de Deus para que Elias se apresentasse em Sua
presença com reverência e dEle recebesse a resposta dos seus questionamentos a
semelhança de Moisés na teofania entre a rocha (1Rs 19:11-14; cf. Êx 33:20-23).
Perceba, no diálogo com Deus “A distorção de Elias era a generalização exagerada. “Sou o único que não se prostrou diante de
Baal”, disse ele [1Rs 19:10, 14].[9] Essa era
uma afirmação falsa que precisava ser corrigida, exigiu uma resposta de Deus ao
profeta (1Rs 19:18).
4. O tratamento de recuperação da depressão de Elias: comissão,
encorajamento e tarefas específicas (1Rs 19:15-18). O objetivo era fazer avançar a missão que lhe fora designada
sem vacilar, escolheu ele um sucessor por nome Eliseu que por meio de um
sacrifício especial aceitou o chamado (1Rs 19:19-21).
a) O programa de recuperação para
deprimidos.[10] Relembremos
e ampliemos o assunto: “Deus precisou enviar um terremoto e um vendaval para
tirá-lo da caverna e colocá-lo na luz [1Rs 19:11-13]. Depois disso, o Senhor
passou ao que era mais importante na recuperação de Elias: terapia
comportamental cognitiva para corrigir os pensamentos distorcidos do profeta.
[...] Deus lhe deu uma série de tarefas específicas [1Rs 19:15 e 16]”.[11]
b) A recuperação de Elias. A
comissão do Senhor ao profeta lhe solicitava três atitudes: ungir para ser rei
da Síria, Hazael (1Rs 19:15), ungir para ser rei de Israel, Jeú (1Rs 19:16a) e
ungir Eliseu para ser o seu sucessor como profeta (1Rs 19:16b-17), ele que logo
aceitou o chamado ao oferecer um sacrifício especial a Deus (1Rs 19:18-21). É
notável que “O profeta cumpriu aquilo que o Senhor lhe pediu que fizesse e ele
não só se recuperou, mas também foi levado para o Céu sem passar pela morte
(2Reis 2:11)”.[12]
III. CONCLUSÃO E APELO
Em todos os quadros de personagens bíblicos que apresentam um quadro depressivo, àqueles que se apegaram ao tratamento de Deus encontram a cura tão desejada, exceto em alguns caso que deixando de lado as dicas, conselhos e tratamento dEle tiveram um triste fim. Elias aceitou o tratamento de Deus e foi vitorioso.
Você acredita que com ajuda de um bom profissional da área da psicologia, psiquiatria entre outros e, com o auxílio de Deus é possível se livrar da depressão ou ainda duvida de que alcançar uma solução seja impossível?
Se ainda tens dúvidas e não
se sentes convicto do que Deus pode fazer por você, reflita nas palavras de
Cristo e deixe-O conduzir a vitória tão esperada, Ele diz:
“— Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso” (Mt 11:28-29 – NTLH).
Que Deus lhe
abençoe imensamente!
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SÉRIE EXCLUSIVA:
A BÍBLIA E A PSICOLOGIA: CONSELHOS E DICAS PARA A CURA INTEGRAL DO CORPO.
[1]
Produzido por: Adevertir Pogian. Sermões e Mensagens bíblicas: o ministério de
Elias e o seu quadro depressivo. Disponível em: < https://adevertir.blogspot.com/2021/01/o-ministerio-de-elias-e-o-seu-quadro.html>.
Acesso em: 24 de janeiro de 2021.
[2]
World Health Organization, “Depression and Other Common Mental Disorders:
Global Health Estimates”, disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MDS-MER-2017.2-eng.pdf?sequence=1>,
acesso em 6 de janeiro de 2019.
[3] Luiz Gonçalves e Diogo Cavalcanti, A maior esperança: prepare-se para uma nova vida (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2019), p. 9.
[4]
Numa manchete para o Jornal O Estado de São Paulo cf. Camila Tuchlinski. Depressão
será a doença mental mais incapacitante do mundo até 2020. [2018]. Disponível
em: <https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,depressao-sera-a-doenca-mental-mais-incapacitant
es-do-mundo-ate-2020,70002542030>. Acesso em 23 de janeiro de 2021.
[5] Julián Melgosa, Mente positiva: como desenvolver um estilo de vida saudável (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2009), 70.
[6]
Cf. detalhes na obra de Mark Finley e Peter Landles, Viva com esperança: segredos para ter saúde e qualidade de vida
(Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2014), p. 55-60.
[7] Sobre o quadro depressivo de Elias
sugiro a leitura do capítulo “Em dias de angústia” da obra de Darleide Alves, Amor e Cura (São Paulo: Editora Assim,
2015), p. 75-81.
[8]
Ellen G. White, Mente, Caráter e
Personalidade, volume II: guia para a saúde mental e espiritual (Tatuí, SP:
Casa Publicadora Brasileira, 2016), p. 96. Disponível em: http://ellenwhite.
cpb.com.br/livro/index /50/482/496/depressao.
[9]
Ibid., Finley e Landles, Viva com
esperança, p. 61.
[10]
Na descrição de Melgosa em seu livro (Mente
positiva, p. 71-75) você encontrará orientações de “Como prevenir a
depressão” e “Como curar a depressão”; ver também obra de Julián Melgosa e
Michelson Borges, O poder da esperança:
segredos do bem-estar emocional (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira,
2017), p. 23-35. Melgosa expõe: “O tratamento da depressão é realizado de duas
formas: através da farmacologia e da psicoterapia. Na maioria dos casos, é
indicado o tratamento farmacológico inicial prescrito por um médico ou
psiquiatra [...] é seguido um plano de intervenção psicológica que prepara a
pessoa para sair da depressão e evitar seu retorno” (Mente positiva, p. 72). Deus aplicou um desses tratamentos ao
profeta Elias (1Rs 19:9-21).
[11]
Ibid., Finley e Landles, Viva com
esperança, p. 60-61.
[12] Ibid., Finley e Landles, Viva com esperança, p. 61.
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