DESPERTOS EM CRISTO[1]

“Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês” (Romanos 13:11-14, NTLH).

I. INTRODUÇÃO 

Vivemos numa geração repleta de cristãos sonolentos diante da urgente mensagem para o tempo presente: (1) temer e glorificar o nome de Deus em face do juízo final; (2) crer que a salvação é pela fé no sacrifício de Jesus, não por outros meios; (3) obedecer e proclamar os mandamentos de Deus como resultado do recebimento da justiça de Cristo (Ap 14:6-12).

Muitos dos que se dizem cristãos estão anestesiados com “o que pertence à escuridão”; ou seja, as “farras ou bebedeiras”, a “imoralidade ou indecência”, as “brigas ou ciúmes” que são conhecidos como “maus desejos” da carne e, isto têm impedido que “as qualidades” do “Senhor Jesus Cristo” sobressaiam: a santificação, a obediência a Lei e o anúncio do evangelho a todo o Mundo como Seus fiéis mensageiros (Rm 13:11-14; Ap 14:1-5 e 12; Hb 1:14).

O apóstolo Paulo propôs algumas sugestões para mudar esse triste quadro, analisemos!

II. DESPERTOS EM CRISTO

Tal como o vazio só existe quando há ausência de algo que o possa preencher, a única forma do cristão estar repleto do amor e da graça de Cristo é estar vazio do pecado mediante o agir regenerador do Espírito Santo na vida. Algumas ações são essenciais para isto:

1. Acordar do sono anestésico do pecado e ser vigilante (Rm 13:11-12a).

a) Uma vida de inatividade não leva a lugar nenhum;

b) Na descrição Paulina, os cristãos estão adormecidos, mas precisavam ser vigilantes (Mt 25:1-13): há uma imensa ausência do Espírito, a vida de pecado tem ganhado espaço diante do iminente retorno de Cristo (Fp 4:5; Tg 58; 1Pe 4:7).

2. Deixar as obras das trevas e andar na Luz (Rm 13:12b-13).

a) Abandonar os velhos hábitos, viver em novidade de vida, sendo uma nova criatura em Cristo (Rm 6:4; 2Cor 5:17);

b) Na noite escura deste mundo perdido: evitem as “farras ou bebedeiras”, a “imoralidade ou indecência”, as “brigas ou ciúmes”.

3. Possuir os valores de Cristo e deixar de satisfazer os desejos da carne (Rm 13:14).

a) Praticar ações mais intensas para Cristo, agregar ao caráter qualidades como: a “verdade” (Jo 14:6), a “justiça” (1Cor 1:30) e a “paz” dEle (Gl 5:22 e 23; Ef 2:14; 6:10-17);

b) Não intensificar os desejos profanos contra Deus.

III. CONCLUSÃO E APELO

A Terra por estar infectada pelo pecado está repleta de escuridão junto aos homens pecadores (Romanos 8:19-22), mas quando em Glória Cristo vier nas nuvens do Céu, a Sua glória irá irradiar a vida de todos aqueles que nEle perseveraram sendo fiéis em cada ato e, dEle obterão a vida eterna para sempre.

Anseia você andar na Luz enquanto caminha por esse mundo tenebroso, deixando de lado as obras das trevas e, poder receber do Senhor Jesus a coroa da vida?

Então, abra seu coração para Ele e, diga como disse Paulo: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim” (Gálatas 2:20 – ACF).

Que Deus lhe abençoe imensamente!


Material: PDF (Baixar - Download)

Material: PowerPoint (Baixar - Download)



[1] Adevertir Pogian. Despertos em Cristo. Sermões e Mensagens bíblicas, 2021. Disponível em: <https://adevertir.blogspot.com/2022/01/despertos-em-cristo1.html>. Acesso em: 04 de jan. 2022.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CARACTERÍSTICAS DO HOMEM QUE TEME A DEUS[1]

QUE DAREI AO SENHOR?[1]

IMAGINE