NA ARENA DA FÉ[1]
“Portanto, também nós, uma vez que estamos
rodeados por tão grande nuvem [multidão] de testemunhas, livremo-nos de tudo o
que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos, com perseverança, a
corrida que nos é proposta” (Hebreus 12:1, NVI).[2]
(Foto/Montagem: Adevertir Pogian)
I. INTRODUÇÃO
Tendo em vista a “Galeria dos heróis da fé” (Hb - 11), o cap. 12 de Hebreus, aplica um clima de festival, o arauto em nota firme e diferenciada toca a trombeta. O versículo apresenta a clara metáfora [comparação][3] que aponta para uma multidão de pessoas. Mediante a cena, são nomeados como uma "nuvem de testemunha", eles torciam e motivavam em grande escala aos competidores; de igual maneira, fazem os heróis da fé quanto aos fiéis em Cristo.[4]
Tendo em vista a “Galeria dos heróis da fé” (Hb - 11), o cap. 12 de Hebreus, aplica um clima de festival, o arauto em nota firme e diferenciada toca a trombeta. O versículo apresenta a clara metáfora [comparação][3] que aponta para uma multidão de pessoas. Mediante a cena, são nomeados como uma "nuvem de testemunha", eles torciam e motivavam em grande escala aos competidores; de igual maneira, fazem os heróis da fé quanto aos fiéis em Cristo.[4]
Perguntas para discussão:
1. Desse
contexto maravilhoso que lições podemos extrair?
2. Como a luz das Escrituras, do registro sobre o que fizeram os
heróis da fé podemos nós cristãos no presente século sermos reais testemunhas
de um Evangelho puro que envolva a muitos na certeza de um Deus presente, capaz
de suster em meio as lutas e provas?
3. É possível viver na arena da fé, mediante tanta incredulidade e frieza espiritual do tempo presente sem ser afetado por coisas insanas?
II. O ANTIGO E
O MODERNO MUNDO ESPORTIVO
1. Antigo mundo
esportivo.
Criado pelos Gregos, os Jogos
Olímpicos; em meados dos anos 2.500 a.C., “os gregos já faziam homenagens aos
deuses, principalmente Zeus, com realização de competições”. Contudo, foi
apenas nos anos idos de “776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos
Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias
cidades-estados... Os vencedores eram recebidos como
heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros”.[5]
2. O processo
de uma competição.
a) O papel dos
treinadores. Quem sabe os treinadores, já haviam transmitido aos seus
competidores das inúmeras dicas de como surpreender a todos na pista.
b) Todo peso
[túnica pesada] deviria ser retirado do competidor, tornando-o leve. A roupa da
competição devia ser própria do evento, ser esportiva; visto que, “uma túnica
que chega aos pés embaraçaria um corredor nos tempos antigos”.[6]
d) O disparo
era dado e a corrida iniciada. Dentro da
corrida precisava-se: concentração, foco, não olhar para os lados ou para trás;
devia haver constância, progresso e paciência. Não podia haver falhas, um
vacilo e a competição estava comprometida!
e) Os
torcedores, “as testemunhas”[7]. Milhares de pessoas estavam ali nas arquibancadas da arena para
torcer pelos competidores, a expectativa era imensa; esperava-se um vencedor.[8]
f) Nem todos venceriam.
Exceto, aqueles que mantivessem com os olhos fitos no alvo.
3. A proibição
dos jogos olímpicos.
Se deu “Quando os romanos invadiram
e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as
Olimpíadas, foram deixadas de lado”.[9] E, já “No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer
manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador
romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo”.[10]
4. O Moderno mundo esportivo (Reabertura dos jogos).
Foi
“No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do
francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin”.[11]
Desde então, “A
cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para
disputarem um conjunto de modalidades esportivas”.[12]
Cabe destacar ainda que, “A própria bandeira olímpica representa essa união de
povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os
cinco continentes e suas cores” .[13]
III. NA ARENA DA FÉ (METÁFORA).
Como exposto
acima, no passado, “As competições atléticas gregas tinham sido muito populares
em todo o mundo mediterrâneo”.[14] Logo, “Do mundo dos esportes, o autor toma emprestado a
imagem dos espectadores, a roupa, a condição dos competidores e a própria
competição”.[15] Paulo aponta os detalhes, onde
músculos e nervos unem suas energias para buscar a vitória no grande conflito.[16]
1. “Nuvem
[multidão de pessoas] de Testemunhas” (v.1 - ARA).
Uma metáfora que, “Mostra o cristão como um atleta fazendo os
preparativos finais para uma corrida em um estádio antigo, com os espectadores
sentados nas arquibancadas por todos os lados”.[17] As “testemunhas” são os muitos notáveis da fé mencionados em
Hebreus 11, cada um dos quais, apesar das dificuldades e obstáculos de todo
tipo, completou a carreira”.[18]
a) Exemplos de
heróis da fé que obtiveram um bom testemunho por meio da fé, como: Abel (Hb
11:4), Enoque (Hb 11:5), Noé (Hb 11:7), Abraão (Hb 11:8), Sara
(Hb 11:11), Isaque (Hb 11:20) Jacó (Hb 11:21), José (Hb
11:22), Moisés (Hb 11:24), Raabe (Hb 11:31) e tantos outros
(Hb 11:32-38).
2. Antes da corrida “todo peso” (v. 1 - ARA)
deve ser retirado.
Peso “Do gr. ogkos, “fardo”,
“empecilho” [19], aqui, neste último sentido. Na metáfora do v. 1, ogkos
...qualquer coisa supérflua, como as roupas[20], que tenderiam a dificultar ou prejudicar o corredor deveria ser
posto fora. O
autor, “olha para as roupas que vestimos e a condição física em que
estamos” como cristãos.[21]
3. O “pecado” (v.
1 - ARA).
“Obstáculo ...embaraça[22], assim como uma túnica que chega aos pés embaraçaria um corredor
nos tempos antigos. Livre-se desses obstáculos, diz o
autor de Hebreus”.[23] Tal como o “corredor antigo deixava de lado suas vestes
esvoaçantes e se preparava para a corrida”.[24]
a) Um conselho!
Jesus diz: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o
vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez
e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós
repentinamente, como um laço” (Lc 21.34).
b) Paulo
instrui: “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: Ira,
indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” (Cl 3:8;
Cf. Tg 1:21; 1Pe 2:1)”.[25]
4. Paulo
acrescenta, “Corramos” (v. 1 - ARA).
A ponta para
“a corrida cristã, as experiências por meio das quais o caráter é desenvolvido
[ICor 9:24-27]”.[26] Paulo se inclui nessa corrida da fé. “... faz uso figurativo
constante da corrida para representar sua carreira como missionário aos gentios
(G1 2:2; Fp 2:16; 2Tm 4:7)”.[27] Ele insiste, tenho me concentrado nisso: “...esquecendo-me das
coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim.
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp
3:13,14 - AEC).
“Sendo a
corrida cristã uma experiência ao longo da vida, é necessária perseverança,
diante das sucessivas dificuldades e decepções, e paciência para aguardar a
recompensa no final do percurso. Advertências à paciência são recorrentes em
Hebreus (ver 3:6; 4:14; 6:1, 11, 12; 10:23, 36-39, etc.)”.[29]
a) Deve haver luta espiritual (Rm 7:20; Cl 1:28,
29), constância junto a Cristo (1Pe 1:13) e na pessoa do Espírito Santo, o qual
nos fará crescer diariamente “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e
Salvador Jesus Cristo...” (2 Pe 3:18 - AEC).
6. Encoraja aos
fiéis.
Ele sugere: "Conservemos os
nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dEle que a nossa fé começa, e é
Ele quem aperfeiçoa [Gr. Teleiotes= finaliza]" (Hb 12:2 - NTLH).
a) “Olhos fixos
em Jesus” (v. 2 – NTLH).
Implica, “manter contato ininterrupto com a fonte do
poder que nos fortalece para resistir e vencer”.[30] “Como competidores empenhados na corrida, nós não temos tempo para
olhar ao redor. Devemos manter nossos olhos focalizados em Jesus e devemos
fazer isso sem distração”.[31] Um bom exemplo: “Pedro descobriu,
ao andar sobre as ondas agitadas pelos ventos da Galileia (Mt 14:24-32), que
não vale apena desviar ainda que por um momento os olhos de Jesus.[32]
Jesus é “o Autor[35] da nossa salvação [graça]” (2.10) que, como precursor, entrou no
santuário celestial (6.19,20) e abriu para nós “um novo e vivo caminho” que
conduz ao santuário (10.20). Ele é o Começo e o Fim, o Alfa e o Ômega (Ap 1.17;
21.6; 22.13). E aquele a quem Deus aperfeiçoou por meio do sofrimento (Hb 2.10)
aperfeiçoa seus irmãos e irmãs que colocaram sua confiança nele. ... Ele pode fazer isso porque é capaz, e ele fará isso porque é nosso
irmão (Hb 2.11,12). Numa ideia similar, Paulo encoraja os Filipenses quando ele diz que
Deus “que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo
Jesus” (1.6). Portanto, “olhe firmemente para Jesus”.[36] O processo da Obra de Santificação [em Cristo] (Mt 5:48)[37].
e) Mediante a
isso, se conclui que, “quanto mais perto você estiver de Jesus, mas cheio de
faltas se sentirá, pois, sua visão ficará mais clara, e suas imperfeições serão
vistas em amplo e distinto contraste com a natureza perfeita de Cristo. Isso é
prova de que os enganos de Satanás perderam seu poder e que a influência
vivificante do Espírito de Deus está lhe despertando” (CC, p. 64).
IV. CONCLUSÃO
1. Os exemplos dos heróis da fé, nos
motivam e incentivam na corrida (Hb 11);
2. Nossa luta é contra os “principados
e potestades” (Ef 6:12);
3. Nossa batalha é olhar para Jesus
como olharam os antepassados (Hb 11; 12: 2; Ap 12:11);
4. O inimigo é
real, mas a boa notícia é que Jesus o Senhor, Redentor e Salvador, já o
derrotou na cruz. NEle, por meio dEle e em Seu nome venceremos o erro, o mal;
levando firme a coroa da vitória.
V. APELO A CADA
CRISTÃO
1. Anseia você vencer na arena da
fé? Focalize-se em Jesus!
2. “Irmãos e
irmãs, é pela contemplação que somos transformados. Fixando-nos no amor de Deus
e de nosso Salvador, contemplando a perfeição do caráter divino e reclamando a
justiça de Cristo como sendo nossa pela fé, haveremos de ser transformados à
mesma imagem”. (Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 744).
3. Que pela fé
em Jesus alcancemos de Sua graça a tão sonhada e esperada recompensa!
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[1] Cf. Organizador: POGIAN, Adevertir. Sermões e Mensagens
bíblicas: Na Arena da Fé. [2017]. Disponível em:
<http://adevertir.blogspot.com.br/2017/12/na-arena-da-fe-1-portanto-tambem-nos.html>. Acesso em: 24 dez. 2017.
[2] BÍBLIA, Online. Nova Versão Internacional: Hebreus 12:1.
[2017]. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/12>.
Acesso em: 24 dez 2017.
[3] Segundo
(SIGNIFICADOS, 2017), “Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma
palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma
relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim,
"meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido".
Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança"
e "transposição". Ver em: SIGNIFICADOS. Significado de Metáfora. O
que é Metáfora. Disponível em: <https://www.significados.com.br/metafora/>.
Acesso em: 31 jul. 2017. Ver ainda: TONETTI, Márcio (Ed). Revista adventista, “A corrida da
fé”. Disponível em: <http://www.revistaadventista.com.br/blog/2016/08/05/a-corrida-da-fe/ >. Acesso em: 31 jul. 2017.
[4] Conf. (HASEL, 2017, p. 76), em: HASEL, Frank. O Espírito
Santo e a espiritualidade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa
Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor. Ver
mais sobre (Hb 12) em (CBASD, vol. 7, p. 522-532). Ver também: BIBLIOTECA BIBLICA. Significado de
Hebreus 12. Disponível em: <https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/07/significado-de-hebreus-12.html>.
Acesso em: 24 jul. 2017.
[5] SUA
PESQUISA. COM. Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais “Olimpíadas”.
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/olimpiadas>.
Acesso em: 31 jul 2017. Ainda segundo
Sua Pesquisa.com (2017), “Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na
cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo,
luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância,
arremesso de dardo e de disco)”.
[6] Conf.: HENDRIKSEN, William; KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento: Hebreus.
Tradução: Marcelo Tolentino. 1 ed.
Cambuci SP - São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013, 514. Disponível em:
TEXEIRA, Joel Pereira. Minha Teca. Comentário de Hebreus. Disponível em: <http://minhateca.com.br/joelpereirateixeira/Documentos/Coment*c3*a1rio+B*c3*adblico+-+(NT)+-+Hebreus+
+Simon+J.+Kistemaker,462830026.pdf>. Acesso em 25 jul. 2017.
[7]
Segundo (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. 512), “palavra testemunha, no
entanto, tem dois significados. Primeiro, refere-se a uma pessoa que assiste a
uma cena; seus olhos e seus ouvidos lhes dizem o que está acontecendo. E,
segundo, a palavra significa que uma pessoa é capaz de falar a respeito do que
viu e ouviu [...]. “Os atletas competiam num estádio local, enquanto os
espectadores, sentados na arena, os assistiam” (HENDRIKSEN; KISTEMAKER,
2013, p. 512-513).
[8] Sobre a competição confira a declaração do (CBASD,
vol. 7, p. 522).
[9]
Ibid., Sua Pesquisa.com (2017).
[10] Ibid., Sua Pesquisa.com (2017).
[11] Continua Sua Pesquisa.com (2017), “Nesta
primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países,
disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo,
ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com
medalhas de ouro e um ramo de oliveira”.
[12] Ibid., Sua Pesquisa.com (2017).
[13] Ibid., Sua Pesquisa.com (2017). Ver mais detalhes em: Sua Pesquisa. Com.
Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais “Olimpíadas”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/olimpiadas>.
Acesso em: 31 jul 2017.
[14] Ibid.,
(CBASD, vol. 7, p. 523).
[15] Detalhes em: (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013. p.
512).
[16] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[17] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 522).
[18]
Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 522).
[19]
Conf.: (CBASD, vol. 7, p. 523),“O autor deixa a cada leitor a tarefa de
descobrir o que pode estar impedindo seu progresso como corredor cristão... O
eu é seu único concorrente, e a única exigência é que ele exerça fidelidade e
paciência em sua competição com o próprio eu e, pela graça de Cristo, vença
todo "peso” e toda tendência para o mal”.
[20] Ibid., (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013,
p. 513), “Quando disputamos uma
corrida, vestimos uma roupa esportiva apropriada para nos dar o máximo conforto
com o mínimo de peso. E para ser qualificado como corredor, nós lutamos para
perder o peso extra, fortalecendo nossos músculos. Tudo o que é demais em nosso
corpo deve desaparecer, pois nos atrapalha na corrida de que participamos”.
[22] Segundo (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013, p.
514), a exemplo de Eva que permitiu ser embaraçada pela decisão errada que
tomou: Ela desejou adquirir sabedoria Gn 3:6; cobiça é proibido por Deus
decálogo Êx 20:17; Dt 5:21.
[24]
Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[26] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[27]
Segundo (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. p. 514), “ele ecoa as palavras de
Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7).
(ICo 9.24-26; G1 2.2; Fp 2.16)”.
[28]
Conforme o (CBASD, vol. 7, p. 523), perseverança vem “Do gr. hupomons, "paciência”,
“resistência”, “fortaleza”, "firmeza".
[29] Ibid.,
(CBASD, vol. 7, p. 523).
[30] Ibid., (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 523).
[31] Ibid., (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. 515).
[32] Ibid., (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 523).
[33]
Conforme o (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 524), consumador se refere a Do gr.
teleiõtês, "aperfeiçoador ”. Envolve justificação [Cristo],
arrependimento, permitir ser guiado pelo perfeito (Hb 6:1), é nossa missão
crescer na graça e na ciência de Jesus o Senhor e Salvador (2Pe 3:18). Sobre o pecado
que nos assedia se deve obter vitórias diárias (Hb 12:1), crescer nAquele que é
o Cabeça Cristo (Ef 4:15), permitir a renovação do caráter, pela renovação da
mente (Rm 12:2). Isso tem que ver com o trabalho de Cristo morando em nós (Gl
2:20). E como Aquele que é o consumador da fé. Obra de Santificação (Mt
5:48).
[34] De
acordo com o (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 524), “A fé como um princípio ativo na
vida”.
[35]
Segundo o (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 523), a palavra Autor aponta para “Autor Do
gr. archêgos, “líder”, “fundador”, “pioneiro”. Archegós é traduzido como
“autor” (At 3:15) e “príncipe" (At 5:31), com referência a Cristo. Ele é o
centro do plano da salvação e a fonte de toda graça”
[36]
Ibid., (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. 515).
[37] Ibid., (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 524).
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