NA ARENA DA FÉ[1]

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem [multidão] de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos, com perseverança, a corrida que nos é proposta” (Hebreus 12:1, NVI).[2]
(Foto/Montagem: Adevertir Pogian)
I. INTRODUÇÃO

Tendo em vista a “Galeria dos heróis da fé” (Hb - 11), o cap.  12 de Hebreus, aplica um clima de festival, o arauto em nota firme e diferenciada toca a trombeta. O versículo apresenta a clara metáfora [comparação][3] que aponta para uma multidão de pessoas. Mediante a cena, são nomeados como uma "nuvem de testemunha", eles torciam e motivavam em grande escala aos competidores; de igual maneira, fazem os heróis da fé quanto aos fiéis em Cristo.[4]


Perguntas para discussão:


1. Desse contexto maravilhoso que lições podemos extrair?

2. Como a luz das Escrituras, do registro sobre o que fizeram os heróis da fé podemos nós cristãos no presente século sermos reais testemunhas de um Evangelho puro que envolva a muitos na certeza de um Deus presente, capaz de suster em meio as lutas e provas?

3. É possível viver na arena da fé, mediante tanta incredulidade e frieza espiritual do tempo presente sem ser afetado por coisas insanas?  

II. O ANTIGO E O MODERNO MUNDO ESPORTIVO

1. Antigo mundo esportivo.

Criado pelos Gregos, os Jogos Olímpicos; em meados dos anos 2.500 a.C., “os gregos já faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, com realização de competições”. Contudo, foi apenas nos anos idos de “776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias cidades-estados... Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros”.[5]

2. O processo de uma competição.

a) O papel dos treinadores. Quem sabe os treinadores, já haviam transmitido aos seus competidores das inúmeras dicas de como surpreender a todos na pista.                                      

b) Todo peso [túnica pesada] deviria ser retirado do competidor, tornando-o leve. A roupa da competição devia ser própria do evento, ser esportiva; visto que, “uma túnica que chega aos pés embaraçaria um corredor nos tempos antigos”.[6]

d) O disparo era dado e a corrida iniciada.  Dentro da corrida precisava-se: concentração, foco, não olhar para os lados ou para trás; devia haver constância, progresso e paciência. Não podia haver falhas, um vacilo e a competição estava comprometida!

e) Os torcedores, “as testemunhas”[7]. Milhares de pessoas estavam ali nas arquibancadas da arena para torcer pelos competidores, a expectativa era imensa; esperava-se um vencedor.[8]

f) Nem todos venceriam. Exceto, aqueles que mantivessem com os olhos fitos no alvo.

3. A proibição dos jogos olímpicos. 

Se deu “Quando os romanos invadiram e dominaram a Grécia no século II, muitas tradições gregas, entre elas as Olimpíadas, foram deixadas de lado”.[9] E, já “No ano de 392 d.C., os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo”.[10]

4. O Moderno mundo esportivo (Reabertura dos jogos).

Foi “No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin”.[11] Desde então,A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas”.[12] Cabe destacar ainda que, “A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores” .[13]

III. NA ARENA DA FÉ (METÁFORA).

Como exposto acima, no passado, “As competições atléticas gregas tinham sido muito populares em todo o mundo mediterrâneo”.[14] Logo, “Do mundo dos esportes, o autor toma emprestado a imagem dos espectadores, a roupa, a condição dos competidores e a própria competição”.[15] Paulo aponta os detalhes, onde músculos e nervos unem suas energias para buscar a vitória no grande conflito.[16]

1. “Nuvem [multidão de pessoas] de Testemunhas” (v.1 - ARA). 

Uma metáfora que, “Mostra o cristão como um atleta fazendo os preparativos finais para uma corrida em um estádio antigo, com os espectadores sentados nas arquibancadas por todos os lados”.[17] As “testemunhas” são os muitos notáveis da fé mencionados em Hebreus 11, cada um dos quais, apesar das dificuldades e obstáculos de todo tipo, completou a carreira”.[18]

a) Exemplos de heróis da fé que obtiveram um bom testemunho por meio da fé, como: Abel (Hb 11:4), Enoque (Hb 11:5), Noé (Hb 11:7), Abraão (Hb 11:8), Sara (Hb 11:11), Isaque (Hb 11:20) Jacó (Hb 11:21), José (Hb 11:22), Moisés (Hb 11:24), Raabe (Hb 11:31) e tantos outros (Hb 11:32-38).

2.  Antes da corrida “todo peso” (v. 1 - ARA) deve ser retirado. 

Peso “Do gr. ogkos, “fardo”, “empecilho” [19], aqui, neste último sentido. Na metáfora do v. 1, ogkos ...qualquer coisa supérflua, como as roupas[20], que tenderiam a dificultar ou prejudicar o corredor deveria ser posto fora. O autor, “olha para as roupas que vestimos e a condição física em que estamos” como cristãos.[21]

3. O “pecado” (v. 1 - ARA). 

“Obstáculo ...embaraça[22], assim como uma túnica que chega aos pés embaraçaria um corredor nos tempos antigos. Livre-se desses obstáculos, diz o autor de Hebreus”.[23] Tal como o “corredor antigo deixava de lado suas vestes esvoaçantes e se preparava para a corrida”.[24]

a) Um conselho! Jesus diz: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço” (Lc 21.34).
b) Paulo instrui: “Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: Ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar” (Cl 3:8; Cf. Tg 1:21; 1Pe 2:1)”.[25]

4. Paulo acrescenta, “Corramos” (v. 1 - ARA).

A ponta para “a corrida cristã, as experiências por meio das quais o caráter é desenvolvido [ICor 9:24-27]”.[26] Paulo se inclui nessa corrida da fé. “... faz uso figurativo constante da corrida para representar sua carreira como missionário aos gentios (G1 2:2; Fp 2:16; 2Tm 4:7)”.[27] Ele insiste, tenho me concentrado nisso: “...esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13,14 - AEC).

5. “Com Perseverança”[28] (v. 1 - ARA). 

“Sendo a corrida cristã uma experiência ao longo da vida, é necessária perseverança, diante das sucessivas dificuldades e decepções, e paciência para aguardar a recompensa no final do percurso. Advertências à paciência são recorrentes em Hebreus (ver 3:6; 4:14; 6:1, 11, 12; 10:23, 36-39, etc.)”.[29]

a)  Deve haver luta espiritual (Rm 7:20; Cl 1:28, 29), constância junto a Cristo (1Pe 1:13) e na pessoa do Espírito Santo, o qual nos fará crescer diariamente “na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo...” (2 Pe 3:18 - AEC).

6. Encoraja aos fiéis.

Ele sugere: "Conservemos os nossos olhos fixos em Jesus, pois é por meio dEle que a nossa fé começa, e é Ele quem aperfeiçoa [Gr. Teleiotes= finaliza]" (Hb 12:2 - NTLH).

a) “Olhos fixos em Jesus” (v. 2 – NTLH).

 Implica, “manter contato ininterrupto com a fonte do poder que nos fortalece para resistir e vencer”.[30] “Como competidores empenhados na corrida, nós não temos tempo para olhar ao redor. Devemos manter nossos olhos focalizados em Jesus e devemos fazer isso sem distração”.[31]  Um bom exemplo: “Pedro descobriu, ao andar sobre as ondas agitadas pelos ventos da Galileia (Mt 14:24-32), que não vale apena desviar ainda que por um momento os olhos de Jesus.[32]

b)  “o Autor e Consumador[33] da fé[34]” (v. 2 – ARA). 

Jesus é “o Autor[35] da nossa salvação [graça]” (2.10) que, como precursor, entrou no santuário celestial (6.19,20) e abriu para nós “um novo e vivo caminho” que conduz ao santuário (10.20). Ele é o Começo e o Fim, o Alfa e o Ômega (Ap 1.17; 21.6; 22.13). E aquele a quem Deus aperfeiçoou por meio do sofrimento (Hb 2.10) aperfeiçoa seus irmãos e irmãs que colocaram sua confiança nele. ... Ele pode fazer isso porque é capaz, e ele fará isso porque é nosso irmão (Hb 2.11,12).  Numa ideia similar, Paulo encoraja os Filipenses quando ele diz que Deus “que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (1.6). Portanto, “olhe firmemente para Jesus”.[36] O processo da Obra de Santificação [em Cristo] (Mt 5:48)[37].

e) Mediante a isso, se conclui que, “quanto mais perto você estiver de Jesus, mas cheio de faltas se sentirá, pois, sua visão ficará mais clara, e suas imperfeições serão vistas em amplo e distinto contraste com a natureza perfeita de Cristo. Isso é prova de que os enganos de Satanás perderam seu poder e que a influência vivificante do Espírito de Deus está lhe despertando” (CC, p. 64).

IV. CONCLUSÃO

1. Os exemplos dos heróis da fé, nos motivam e incentivam na corrida (Hb 11);

2. Nossa luta é contra os “principados e potestades” (Ef 6:12);

3. Nossa batalha é olhar para Jesus como olharam os antepassados (Hb 11; 12: 2; Ap 12:11);
4. O inimigo é real, mas a boa notícia é que Jesus o Senhor, Redentor e Salvador, já o derrotou na cruz. NEle, por meio dEle e em Seu nome venceremos o erro, o mal; levando firme a coroa da vitória.

V. APELO A CADA CRISTÃO


1. Anseia você vencer na arena da fé? Focalize-se em Jesus!

2. “Irmãos e irmãs, é pela contemplação que somos transformados. Fixando-nos no amor de Deus e de nosso Salvador, contemplando a perfeição do caráter divino e reclamando a justiça de Cristo como sendo nossa pela fé, haveremos de ser transformados à mesma imagem”. (Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 744).

3. Que pela fé em Jesus alcancemos de Sua graça a tão sonhada e esperada recompensa!

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[1] Cf. Organizador: POGIAN, Adevertir. Sermões e Mensagens bíblicas: Na Arena da Fé. [2017]. Disponível em: <http://adevertir.blogspot.com.br/2017/12/na-arena-da-fe-1-portanto-tambem-nos.html>. Acesso em: 24 dez. 2017.
[2] BÍBLIA, Online. Nova Versão Internacional: Hebreus 12:1. [2017]. Disponível em: <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/12>. Acesso em: 24 dez 2017.
[3] Segundo (SIGNIFICADOS, 2017), “Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta" significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição". Ver em: SIGNIFICADOS. Significado de Metáfora. O que é Metáfora. Disponível em: <https://www.significados.com.br/metafora/>. Acesso em: 31 jul. 2017.  Ver ainda: TONETTI, Márcio (Ed). Revista adventista, “A corrida da fé”. Disponível em: <http://www.revistaadventista.com.br/blog/2016/08/05/a-corrida-da-fe/ >. Acesso em: 31 jul. 2017.  
[4] Conf. (HASEL, 2017, p. 76), em:  HASEL, Frank. O Espírito Santo e a espiritualidade. Lições da escola sabatina. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, n. 487, Jan. Fev. Mar. 2017. Adulto, Professor. Ver mais sobre (Hb 12) em (CBASD, vol. 7, p. 522-532).  Ver também: BIBLIOTECA BIBLICA. Significado de Hebreus 12. Disponível em: <https://bibliotecabiblica.blogspot.com/2015/07/significado-de-hebreus-12.html>. Acesso em: 24 jul. 2017. 
[5] SUA PESQUISA. COM. Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais “Olimpíadas”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/olimpiadas>. Acesso em: 31 jul 2017.  Ainda segundo Sua Pesquisa.com (2017), “Atletas das cidades-estados gregas se reuniam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco)”.
[6] Conf.: HENDRIKSEN, William; KISTEMAKER, Simon. Comentário do Novo Testamento: Hebreus. Tradução: Marcelo Tolentino.  1 ed. Cambuci SP - São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2013, 514. Disponível em: TEXEIRA, Joel Pereira. Minha Teca. Comentário de Hebreus. Disponível em: <http://minhateca.com.br/joelpereirateixeira/Documentos/Coment*c3*a1rio+B*c3*adblico+-+(NT)+-+Hebreus+ +Simon+J.+Kistemaker,462830026.pdf>. Acesso em 25 jul. 2017.
[7] Segundo (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. 512), “palavra testemunha, no entanto, tem dois significados. Primeiro, refere-se a uma pessoa que assiste a uma cena; seus olhos e seus ouvidos lhes dizem o que está acontecendo. E, segundo, a palavra significa que uma pessoa é capaz de falar a respeito do que viu e ouviu [...]. “Os atletas competiam num estádio local, enquanto os espectadores, sentados na arena, os assistiam” (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. 512-513).
[8]  Sobre a competição confira a declaração do (CBASD, vol. 7, p. 522).
[9] Ibid., Sua Pesquisa.com (2017).
[10]  Ibid., Sua Pesquisa.com (2017). 
[11]  Continua Sua Pesquisa.com (2017), “Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira”.
[12]  Ibid., Sua Pesquisa.com (2017). 
[13]  Ibid., Sua Pesquisa.com (2017).  Ver mais detalhes em: Sua Pesquisa. Com. Portal de Pesquisas Temáticas e Educacionais “Olimpíadas”. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/olimpiadas>. Acesso em: 31 jul 2017. 
[14] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[15]  Detalhes em: (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013. p. 512).
[16] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[17] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 522).
[18] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 522).
[19] Conf.: (CBASD, vol. 7, p. 523),“O autor deixa a cada leitor a tarefa de descobrir o que pode estar impedindo seu progresso como corredor cristão... O eu é seu único concorrente, e a única exigência é que ele exerça fidelidade e paciência em sua competição com o próprio eu e, pela graça de Cristo, vença todo "peso” e toda tendência para o mal”.
[20] Ibid., (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013, p.  513), “Quando disputamos uma corrida, vestimos uma roupa esportiva apropriada para nos dar o máximo conforto com o mínimo de peso. E para ser qualificado como corredor, nós lutamos para perder o peso extra, fortalecendo nossos músculos. Tudo o que é demais em nosso corpo deve desaparecer, pois nos atrapalha na corrida de que participamos”.
[21] Ibid., (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013, p.  513).
[22]  Segundo (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013, p. 514), a exemplo de Eva que permitiu ser embaraçada pela decisão errada que tomou: Ela desejou adquirir sabedoria Gn 3:6; cobiça é proibido por Deus decálogo Êx 20:17; Dt 5:21.
[23] Ibid., (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013, p.  513).
[24] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[25] Detalhes cf. (HENDRIKSEN e KISTEMAKER, 2013, p.  513).
[26] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[27] Segundo (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. p. 514), “ele ecoa as palavras de Paulo: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7). (ICo 9.24-26; G1 2.2; Fp 2.16)”.
[28] Conforme o (CBASD, vol. 7, p. 523), perseverança vem  “Do gr. hupomons, "paciência”, “resistência”, “fortaleza”, "firmeza".
[29] Ibid., (CBASD, vol. 7, p. 523).
[30] Ibid., (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 523).
[31] Ibid., (HENDRIKSEN;  KISTEMAKER, 2013, p. 515).
[32] Ibid., (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 523).
[33] Conforme o (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 524), consumador se refere a Do gr. teleiõtês, "aperfeiçoador ”. Envolve justificação [Cristo], arrependimento, permitir ser guiado pelo perfeito (Hb 6:1), é nossa missão crescer na graça e na ciência de Jesus o Senhor e Salvador (2Pe 3:18). Sobre o pecado que nos assedia se deve obter vitórias diárias (Hb 12:1), crescer nAquele que é o Cabeça Cristo (Ef 4:15), permitir a renovação do caráter, pela renovação da mente (Rm 12:2). Isso tem que ver com o trabalho de Cristo morando em nós (Gl 2:20). E como Aquele que é o consumador da fé. Obra de Santificação (Mt 5:48). 
[34] De acordo com o (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 524), “A fé como um princípio ativo na vida”.
[35] Segundo o (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 523), a palavra Autor aponta para “Autor Do gr. archêgos, “líder”, “fundador”, “pioneiro”. Archegós é traduzido como “autor” (At 3:15) e “príncipe" (At 5:31), com referência a Cristo. Ele é o centro do plano da salvação e a fonte de toda graça”
[36] Ibid., (HENDRIKSEN; KISTEMAKER, 2013, p. 515).
[37] Ibid., (C.B.A.S.D., Vol. 7, p. 524). 

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