O ADOLESCENTE JESUS: UM INFLUENCER[1] INSUBSTITUÍVEL[2]
“Todos os anos os pais de Jesus iam a Jerusalém para a Festa da Páscoa. Quando Jesus tinha doze anos, eles foram à Festa, conforme o seu costume. Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa. Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso. [...] Três dias depois encontraram o menino num dos pátios do Templo, sentado no meio dos mestres da Lei, ouvindo-os e fazendo perguntas a eles. Todos os que o ouviam estavam muito admirados com a sua inteligência e com as respostas que dava.” (Lucas 2:40-43, 46 e 47, NTLH).
Os desafios da adolescência são diversos. Segundo o Doutor em psicologia, Julián Melgosa: “A fase da adolescência tende a ser a mais difícil de todo o ciclo da vida. Muitos meninos e meninas dessa idade causam problemas na família, no colégio e na comunidade, e, acima de tudo, sofrem com isso.”[3] Ele também ressalta que, “Ao mesmo tempo, o adolescente se caracteriza por aspectos muito positivos que, se forem adequadamente dirigidos, transformam-se em benefício para todos.”[4]
Assim, Melgosa pontua Sete principais problemas que podem surgir quando o adolescente possui a idade entre 11 e 12 anos e, que merece uma atenção especial, são eles: (1) “Autoestima”: surgem o complexo de inferioridade e a baixa autoestima; (2) a “Interação familiar”: pode haver revoltas em face de uma interação autoritária ou imposta e, advertência sem a devida consulta, análise do ponto de vista do adolescente; (3) “Rendimento acadêmico”: devido uma crise social ou emocional; (4) “Os amigos em sua infância”: exercem grande influência, pois o grupo que ele (a) se insere pode exigir certas mudanças nos valores e princípios que já possuía, há grupos que são antissociais ou imorais; (5) “O uso de substâncias tóxicas”: o “cigarro, bebidas alcoólicas, drogas e inclusive, outros vícios sem substância química (como os jogos de azar ou sexo pela Internet)”; (6) “A sexualidade”: o “despertamento hormonal e afetivo, com a consequente atração sexual.”; (7) “Valores e princípios”: “o indivíduo faz perguntas fundamentais no campo da ética, em busca do que é justo e durável.”[5]
O adolescente Jesus mesmo
correndo o risco de sofrer todos estes problemas supracitados e tantos outros, por
ser plenamente divino e humano; nos deixou um exemplo impecável de conduta
perante Deus, seus pais e a sociedade.
Vejamos a seguir!
II. O ADOLESCENTE JESUS: UM INFLUENCER
INSUBSTITUÍVEL
1. A infância e
adolescência de Jesus: formação e idealização do Seu caráter.
Lucas registra de Jesus o
seguinte: “E, quando acabaram de cumprir tudo segundo a lei do Senhor, voltaram
à Galiléia, para a sua cidade de Nazaré. E o menino crescia, e se fortalecia em
espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. [...] E
crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça
para com Deus e os homens.” (Lc 2:39, 40 e, 52 – ACF).
E, o que isso significa?
1) Jesus sendo judeu nasceu “sob a lei” (Gl 4:4) e, “cumpriu todas as exigências da “lei do Senhor”, como as leis levíticas pertinentes à purificação e à apresentação (Lc 2:22-24) são chamadas aqui.”[6]
2) Jesus teve uma
educação[7] e,
uma formação de caráter[8]
impecável enquanto viveu e cresceu na Cidade de Nazaré.
a. “Crescia, e se Fortalecia
em Espírito[9]
[....] Estatura”: desenvolvimento “saudável”, “vigoroso” e, “maturidade física”
do corpo (Lc 2:39-40a, 52a);
b. “Sabedoria”: do grego
sophia, implica “inteligência extensa e completa”, ou seja, “maturidade mental”
que envolve “conhecimento”, “habilidade” e “julgamento” em todas as situações
da vida[10]
(Lc 2:40b; 52b);
c. “Graça para com Deus e
os homens”: aprovação, o favor de Deus (Lc 3:22), por possuir “maturidade
espiritual” em Seus atos e, no trato amoroso para com as pessoas, “maturidade
no âmbito social” (Lc 2:40c, 52c).
2. O adolescente Jesus:
um influencer perante os doutores da lei.
1) A circunstância.
Quando completou a idade
de “doze anos”, foi Jesus com seus pais a “Jerusalém”, “para a Festa da Páscoa”
(Lc 2:41 e 42, ARA); José e Maria se descuidaram de Jesus ao retornarem para o
lar: “Depois que a Festa acabou, eles começaram a viagem de volta para casa.
Mas Jesus tinha ficado em Jerusalém, e os seus pais não sabiam disso.” (Lc 2:43,
NTLH; cf. 2:44-45).
2) O adolescente Jesus:
um influencer perante os doutores da lei.
a. Jesus sentou-se no meio dos “doutores da lei”,
no pátio do templo: lugar de ensino e discursão de problemas (Lc 2:46a);
b. Jesus ouviu e
perguntou: evidência de Sua determinação para aprender e, Seu respeito pelos
mais velhos (Lc 2:46b);
c. Jesus falou
sabiamente, foi um grande influencer (Lc 2:47): “E todos os que o ouviam muito
se admiravam de sua inteligência e de suas perguntas.”
d. Jesus foi incompreendido
pelos pais (Lc 2:48, 50), Maria o repreendeu: “Filho, por que fizeste assim
conosco?” (Lc 2:48);
e. Jesus lembrou seus
pais de que Ele é o Messias prometido (Lc 2:49): “Não sabíeis que me cumpria estar
na casa de meu Pai?”
f. Jesus respeitou e obedeceu
a seus pais (Lc 2:50): “era-lhes submisso”.
III. CONCLUSÃO
O verdadeiro influencer
não é aquele que faz loucuras impensadas para impactar pessoas, mas é aquele
que como Jesus é obediente aos pais, ouve atentamente e pergunta para aprender
o que é bom dos mais velhos (maturidade); e, transmite com sabedoria (virtude
positiva) o que sabe, com o fim de agradar a Deus e marcar a vida de pessoas.
- Deseja você ser um
adolescente influenciador como Jesus?
Então, diga para Ele: Eu
vou!
[1] Influencer “Palavra do inglês que,
traduzida literalmente, significa "influenciador". É uma nova
profissão que surgiu com as redes sociais, especialmente o Instagram, que são
pessoas influenciadoras de imagem, opinião, estilo de vida, entre outros.
Perfil famoso em rede social que recebe para fazer propagandas e influenciar
pessoas.” (INFORMAL, Dicionário de Português gratuito para a Internet. 2006).
Disponível em: <https://www.dicionarioinformal.com.br/influencer/>. Acesso em: 10 nov. 2022. No
ano de 2022, “Revista Forbes” destacou “Os 10 maiores Digital Influencers do
mundo e novas perspectivas sobre o marketing de influência”; são eles: “1 –
Jimmy Donaldson (MrBeast) 2 – Charli D’Amelio 3 – Alexandra Cooper 4 – Elliot
Tebele (FuckJerry) 5 – Emma Chamberlain 6 – Huda Kattan 7 – Rhett McLaughlin
& Link Neal (Rhett & Link) 8 – Khaby Lame 9 – Addison Rae Easterling 10
– Jake Paul.” (Amanda Moura. Os 10 maiores Digital Influencers do mundo e novas
perspectivas sobre o marketing de influência. 2022). Disponível em: <https://g4educacao.com/portal/top-creators-2022-maiores-influenciadores-digitais/>. Acesso em: 10 nov. 2022. No
caso de Jesus, Ele era um influenciador não por interesses lucrativos, mas para
conduzir pessoas ao Reino Eterno.
[2] Por Adevertir Pogian. Bacharel em
Teologia pela Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA).
[3] Julián Melgosa, Mente Positiva:
como desenvolver um estilo de vida saudável (Tatuí, SP: Casa Publicadora
Brasileira, 2009), p. 109.
[4] Ibid., Melgosa, Mente Positiva,
p. 109.
[5] Ibid., Melgosa, Mente Positiva,
p. 109-111.
[6] Comentário Bíblico Adventista
do Sétimo Dia (Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013), v. 5, p. 775.
[7] Sobre a Educação de Jesus, por ser
de família pobre, não foi na Escola, o Comentário Bíblico Adventista
(2013, v. 5, p. 32, 46) expõe, que no tempo de Cristo: os pais podiam educar
seus filhos em casa, a educação era por meio da Torah e os dogmas essenciais do
judaísmo; esse foi caso de Jesus, educado por Maria e José. O fato trouxe a Jesus êxito na jornada da vida;
afinal, como pontua Diogo: “A família, espaço educativo por excelência, é
vulgarmente considerada o núcleo central do desenvolvimento moral, cognitivo e
afetivo, no qual se ‘criam’ e ‘educam’ as crianças, ao proporcionar os
contextos educativos indispensáveis para cimentar a tarefa de construção de uma
existência própria. Lugar em que as pessoas se encontram e convivem, a família
é também o espaço histórico e simbólico do qual se desenvolve a divisão do
trabalho, dos espaços, das competências, dos valores, dos destinos pessoais de
homens e mulheres. A família revela-se, portanto, um espaço privilegiado de
construção social da realidade em que, através das relações entre os seus
membros, os factos do quotidiano individual recebem o seu significado.” (J. M.
L. Diogo, Parceria Escola-Família. A caminho de uma educação
participada. Coleção Escola e Saberes. Porto: Porto Editora, 1998), v. 15, p.
37.
[8] Quanto ao termo “caráter”, oriundo
do grego kharaktér pode ser definido como: “Caracterização do próprio sujeito;
índole, temperamento, personalidade” (DICIO - Dicionário Online de
Português. Caráter. Porto: 7Graus, 2020). Disponível em: <https://www.dicio.com.br/carater/>. Acesso em: 27 mar. 2021.
[9] Segundo o Comentário Bíblico
Adventista (2013, v. 5, p. 775): “A expressão se refere ao desenvolvimento
de uma personalidade simétrica”.
[10] Ibid., Comentário Bíblico
Adventista (2013, v. 5, p. 781).
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