PARA DEUS E DEUS SOMENTE

 Série: Se o Meu povo orar[1]

Texto chave: “e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. (2Crônicas 7:14 – ARC).

Sexta Parte – E Buscar a Minha Face.

XIII. PARA DEUS E DEUS SOMENTE

1. Texto para reflexão: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13, ARA).

2. Significado da palavra “buscar” e implicações. A frase: “E buscar a minha face” (2Crônicas 7:14, ARC) traz uma riqueza extraordinária! O termo “buscar” quando acompanhado da palavra “face” é muito profundo; do hebraico (baqash e paniym/paneh) podem ser traduzidos como “buscar”, “desejar”, “requerer”, “consultar” (ver 2Crônicas 12:14; 14:4 e 7; 15:12; 16:12; 17:4; 18:4 e 7; 19:3; 20:3; 22:9; 25:15 e 20; 26:5; 30:19; 31:21; 34:3, 21 e 26; 1Crônicas 10:13-14; 13:3; 15:13; 16:11; 21:30; 22:19; 28:9); de forma mais específica, aponta para: “procurar a face”, “a presença pessoal de Deus” em adoração com fidelidade e total fervor (1Crônicas 16:10-11; 2Crônicas 11:16; 15:4 e 15; 20:4). Maxwell evidencia: “buscar a face de Deus” tem que ver com “simplesmente buscar o próprio Deus acima de qualquer outra coisa. Deixar que os propósitos, prioridades e agenda de Deus tenham prioridade em nossa vida.”[2]

Acredito que a realidade do povo de Deus no cativeiro Neobabilônico ilustra bem a situação. Eles haviam ido para o cativeiro como resultado do afastamento de Deus, pois deixaram de busca-Lo de “todo o coração” como Ele os haviam orientado junto ao próprio Salomão em 2Crônicas 7:14; viveram uma vida de hipocrisia e tinham deixado de lado Suas Leis e orientações. Mas, o Senhor continuava amando e buscando conduzi-los de volta aos seus braços e, foi dentro deste contexto que Ele declarou: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13). Do que o Senhor estava falando?

·         Jeremias pontua a certeza de um “Deus presente” nas questões humanas: “Buscar-me-eis e me achareis [...] Serei achado de vós, diz o SENHOR” (Jeremias 29:13a, 14a; cf. Levítico 26:39-42; Deuteronômio 4:7; 30:1-3; Salmo 32:6; 46:1; Isaías 55:6-7);

·         Ele aplica a condição divina: “de todo o coração” (Jeremias 29:13b; cf. 1Crônicas 22:19; 2Cr 22:9; Jeremias 24:7), não com fingimento, mas com real arrependimento, sinceridade e honestidade (Deuteronômio 6:5; João 4:23), o Seu povo deveria viver a comunhão diária com Ele, vê-Lo como prioridade, depender dEle inteiramente nas demandas da vida (Mateus 6:33; João 15:5);

·         Resultado: Jeremias denota Deus como Resgatador: “Farei mudar a vossa sorte” (Jeremias 29:14b). Ele cumpriria Sua promessa de restaurar Judá, trazer de volta “de todas as nações” (Jeremias 29:14c) a sua terra natal Jerusalém (Isaías 43:5-6; Jeremias 23:8; 32:37). Ele evidencia um Deus relacional e disposto a tomar sobre Si as preocupações e dificuldades do povo (Isaías 30:15; cf. 1Pedro 2:24-25). Ele aclara detalhes sobre um Deus que conforta sobre fatos futuros: o povo não deveria sofrer com o dia do amanhã (Mateus 6:34), antes recorressem a Ele, pois dEle viria imensa “libertação providencial” tal como aconteceu na travessia do mar vermelho e, tendo depois disso, conduzido os seus antepassados a terra prometida (Êxodo Êx 1-40; Levítico 1-27; Números 1-36; Deuteronômio 1-34; Josué 1-24; Daniel 6-9; Tiago 4:13-15).

3. Precisamos acabar com a “falta de energia”. Maxwell nos leva a refletir sobre como temos feito a obra de Deus com a prática da duplicidade espiritual, estamos envolvidos nas frentes missionárias e outras áreas da Igreja de Deus, mas ao mesmo tempo não nos alimentamos do Espírito, não buscamos a face de Deus e, ainda queremos manter uma vida de compromisso com as coisas do mundo ou coisa similar; o que é um imenso problema (cf. Lucas 22:1-6, 47-49; Mateus 6:24; Apocalipse 3:14-22).[3] Fortalece a compreensão do assunto Andrew Murray ao dizer:

“Posso pregar, escrever, pensar ou meditar, e deleitar-me em estar ocupado com as coisas do livro de Deus e do Seu reino; e mesmo assim o poder do Espírito Santo pode estar totalmente ausente. Eu temo que, se tomarmos em consideração a pregação através da Igreja de Cristo e perguntarmos por que há (que pena!) tão pouco poder de conversão na pregação da Palavra, por que há tanto trabalho e frequentemente tão pouco resultado para a eternidade, por que a Palavra tem tão pouco poder para erguer os crentes em santidade e consagração, a resposta virá: é ausência do poder do Espírito Santo. Por que isto? Não pode haver outra explicação senão que a carne e a energia humana tomaram o lugar que deveria ser ocupado pelo Espírito Santo.”[4]

Precisamos levar a sério o fato de que: “Antes de traçar planos e desenhar projetos. Lembre-se disto: A sabedoria humana anula o poder da cruz de Cristo (veja I Coríntios 1:17; 2:1, 4 e 5)! Se não formos cuidadosos, a fé pode ser engolida pelas fórmulas. A oração pode se tornar um “carimbo” sobre propostas e projetos que levem a nossa insígnia, mas não a de Deus.”[5]

4. “É hora de buscar o Senhor” enquanto se pode achar (ver Isaías 55:6). Não vale apena executar a obra de Deus ausente do santo Espírito; afinal, como ressalta Charles Spurgeon:

“Se nós não temos o Espírito de Deus, é melhor fechar as igrejas, lacrar suas portas, colocar sobre elas uma cruz preta e dizer: ‘Senhor, tem misericórdia de nós’. Se os seus ministros não têm o Espírito de Deus, é melhor que fiquem em casa. Creio que minhas palavras não são fortes demais quando digo que uma igreja na Terra sem o Espírito de Deus é mais maldição do que bênção.”[6]

5. Precisamos com urgência buscar “a face de Deus” em total entrega a Ele tal “Como suspira a corça pelas águas” em tempo de grande sede (Salmo 42:1-11). É tempo de viver “amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias” (Deuteronômio 30:20, ARC). Como observa Maxwell: “O tempo com Deus, para ler Sua palavra e para comungar com Ele, tem que ser mais prezado por nós “do que o alimento” (Jó 23:12, ARC). Pode ser que isto ainda não esteja acontecendo com você, mas peça e creia que Ele responderá a sua oração.”[7]

6. Desafio. Procure pelo menos uma vez ao dia dedicar entre 15 a 30 minutos para “buscar a face de Deus” de “todo o coração”, não com a mente repleta de preocupações, não forçadamente, mas com a “mente” e o “coração” voltados plenamente ao Senhor: (a) Fale com o Espírito Santo abertamente, diga-Lhe de suas fraquezas, anseios e planos, peça que Ele te revele o que Deus deseja que você execute na jornada de sua vida aqui neste mundo; (b) Solicite do Senhor a misericórdia e o perdão diário de Cristo que é o Seu intercessor e Salvador pessoal; (c) Clame ardentemente pela proteção do Pai mediante seus anjos na intensa batalha do bem e do mal; (d) Busque, vigie e ore constantemente e, saia da comunhão íntima do Eterno para compartilhar com outros o quão maravilhoso é depender e estar na presença dEle.

Pois já sabemos, a luz do estudo em questão, como afirma Maxwell: “A menos que nossa paixão por encontrar Deus seja mais profunda do que qualquer outra paixão, continuaremos a ordenar a nossa vida de acordo com o nosso gosto e não com o de Deus.”[8]


Assista "Para Deus e Deus Somente" 

(canal YouTube: Pr. Adevertir Pogian) 



Material disponível em PDF: Baixar (fazer download)



[1] Adaptado por Adevertir Pogian da obra de Randy Maxwell, Se meu povo orar (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 2004), p. 12-172. Disponível em: http://adevertir.blogspot.com/2021/04/para-deus-e-deus-somente.html

[2] Ibid., Se meu povo orar, p. 130.

[3] Detalhes, cf. Maxwell, Se meu povo orar, p. 131-133.

[4] Andrew Murray, Absolute Surrender [Entrega Total] (Chicago, Ill.: Moody Press), p. 87 citado por (Maxwell, Se meu povo orar, p.132).

[5] Ibid., Maxwell, Se meu povo orar, p. 133.

[6] Ibid., Maxwell, Se meu povo orar, p. 134.

[7] Ibid., Maxwell, Se meu povo orar, p. 135-136.

[8] Ibid., Maxwell, Se meu povo orar, p. 126.

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